Página Inicial  > Dicas para uma entrevista bem-sucedida
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Dicas para uma entrevista bem-sucedida

Adaptado de conteúdo extraído do American Express® OPEN Small Business Network

Ao contratar funcionários para sua empresa de pequeno porte, é fundamental usar o processo de entrevista para identificar os candidatos mais bem qualificados. Uma entrevista bem-sucedida é semelhante a muitas outras habilidades de "comunicação ", é uma questão de fazer as perguntas certas, ouvir as respostas e fazer com que os candidatos falem honestamente sobre suas habilidades e atitudes. A boa notícia é que os candidatos estão predispostos a se abrirem. Portanto, seu desafio é fazer perguntas que os orientem até as informações que você precisa para decidir sobre a contratação. Use as dicas a seguir para aperfeiçoar suas entrevistas de trabalho.

Dê um bom ritmo à entrevista

Use as primeiras perguntas para deixar o candidato à vontade e defina o ritmo para o resto da entrevista. Perguntas relacionadas à experiência de trabalho da pessoa, como, por exemplo: "Fale-me sobre um dia comum no seu emprego atual. Do que você gosta em seu trabalho? Do que você não gosta?" Você pode fazer com que um candidato fique à vontade e comece a falar, o que, afinal, é o objetivo de uma entrevista.

Ouça mais e fale menos

Se você passar mais de 20 por cento do tempo da entrevista falando, não estará dando chance ao candidato, para falar sobre ele mesmo. O propósito de uma entrevista é ajudá-lo a tomar uma decisão, com base nas respostas da pessoa. É necessário prestar atenção a essas respostas.

Defina um cronograma

Marque as entrevistas em sua agenda e trate-as como faria com qualquer compromisso. Dê ao candidato toda a atenção necessária, limpe sua mesa, coloque o telefone no modo silencioso, feche a porta e avise as pessoas no escritório que você não quer ser interrompido.

Faça perguntas abertas

Evite perguntas que possam ser respondidas com um simples sim ou não. Em vez disso, utilize perguntas abertas para encorajar os candidatos a falarem sobre si mesmos. Escute as respostas e faça muitas perguntas que exijam reflexão, como por exemplo: "Por que você acha que esse é o caso?" ou "Como você fez isso?" Se precisar de mais informações, peça ao candidato.

Faça perguntas antes de descrever o trabalho

Evite fornecer detalhes sobre o trabalho antes de começar a entrevista. Uma pessoa perspicaz irá usar essa descrição para parafrasear as respostas com base no que ela acha que você quer ouvir. Fazendo o máximo de perguntas antes de falar sobre o trabalho, você encoraja respostas mais honestas.

Evite perguntas padrão

Todos conhecem algumas perguntas típicas de entrevistas: Onde você quer estar daqui a cinco anos? Quais são seus pontos fortes e fracos? Fale-me sobre você. O problema com esse tipo de pergunta é que os candidatos passam muito tempo preparando as respostas. Esses comentários ensaiados não são úteis para você. Em vez disso, tente fazer perguntas desafiadoras que forcem o entrevistado a pensar por si próprio e a fornecer uma avaliação honesta de seus pontos fortes e suas limitações. Por exemplo, perguntas baseadas em cenário, onde você pede ao candidato que reaja a uma situação típica de trabalho, fornecendo um quadro mais preciso.

Considere um processo com duas entrevistas

Use a primeira entrevista para selecionar os dois ou três melhores candidatos. Depois, use a segunda para selecionar o melhor. A segunda entrevista pode ser realizada por alguém que terá um contato mais direto com o candidato. A opinião deles é importante.

Saiba o que você não deve perguntar

A lei é bem rígida quanto a perguntas que você não pode fazer durante uma entrevista de trabalho. Em geral, essas perguntas proibidas são aquelas cujas respostas podem ser usadas para discriminar um potencial funcionário. Elas geralmente abordam informações não relacionadas ao emprego como idade, raça, estado civil ou incapacidades.

Direitos autorais e cópia; 1995-2016, American Express Company. Todos os direitos reservados.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (1) Total  
  • Atualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.