Página Inicial  > Como criar uma descrição eficaz do cargo
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Como criar uma descrição eficaz do cargo

Adaptado de conteúdo extraído do American Express® OPEN Small Business Network

Criar uma descrição de cargo precisa, antes de iniciar o processo de contratação, pode auxiliá-lo na escolha do melhor candidato dentre muitos concorrentes. A descrição geralmente consiste em duas seções: resumo das responsabilidades do cargo e lista com as principais tarefas desempenhadas. Vale a pena então utilizar seu tempo e empenho para definir detalhadamente a descrição do cargo. Uma descrição confusa, vaga ou incorreta pode dificultar muito a procura por um candidato compatível com o cargo, porque você não está certo sobre as implicações deste.

Uma descrição precisa do cargo é essencial para a elaboração de anúncios e classificados de emprego ou outras estratégias de recrutamento. Não deixe dúvidas sobre os talentos que procura e focalize o anúncio da vaga naqueles atributos para atrair os candidatos mais bem qualificados.

Use as dicas abaixo quando estiver elaborando uma descrição de cargo.

Evite generalizações

Seja o mais específico possível ao descrever as tarefas e responsabilidades a serem desempenhadas por este funcionário. Pense nos benefícios que este funcionário agregará à sua organização ou clientes. Por exemplo, não descreva um atendente de uma locadora de vídeo simplesmente como alguém que "alugará vídeos para clientes". Em vez disso, se você usar algo como "ajudará clientes na escolha de filmes que eles apreciarão ao compartilhar seu próprio conhecimento de filmes recentes ou clássicos", você saberá que está buscando alguém que ame cinema e que possa transmitir seu entusiasmo para os clientes.

Estabeleça prioridades

Depois de criar uma lista de responsabilidades e tarefas, coloque-as em ordem de importância. Comece com habilidades essenciais ao desempenho da tarefa. Dessa forma você saberá o que é necessário para a execução bem-sucedida do trabalho, o que é simplesmente desejável e o que pode até mesmo ser irrelevante. A contratação geralmente é uma questão de escolhas; ao estabelecer prioridades, você está se ajudando a determinar o que lhe é ou não imprescindível.

Use critérios mensuráveis

Seja explícito sobre o tipo de desempenho que você está buscando e, sempre que possível, busque maneiras para quantificar esses critérios com números ou datas. Se não o fizer, você pode descobrir que contratou alguém que pode desempenhar as tarefas necessárias, mas que é limitado em produtividade ou resultados. Por exemplo, um gerente de contas trabalhará com uma, quatro ou dez contas ao mesmo tempo? Espera-se que um contabilista atualize as contas a receber diária, semanal ou mensalmente?

Peça ajuda

Passe um período com outras pessoas na sua organização que irão gerenciar ou interagir com um novo funcionário, com o intuito de descobrir quais tarefas eles acham que devem ser as principais do cargo. Os funcionários que estão na linha de frente, geralmente sabem mais sobre as aptidões cotidianas necessárias para o bom desempenho de um cargo. Você perceberá que esses dados são inestimáveis.

Direitos autorais e cópia; 1995-2016, American Express Company. Todos os direitos reservados.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (1) Total  
  • Atualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.