Página Inicial  > Pesquisa de mercado a um custo baixo
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Pesquisa de mercado a um custo baixo

Adaptado de conteúdo extraído do American Express® OPEN Small Business Network

Para gerenciar negócios bem-sucedidos, você deve conhecer todo o seu mercado. Uma sólida pesquisa de mercado pode fornecer um leque de informações sobre seus clientes, seu setor e seus concorrentes. Na fase inicial, ela lhe ajudará a determinar a possibilidade real de uma idéia de negócio. À medida que seus negócios expandem, você pode usar a pesquisa para ajustar seu programa de marketing, objetivos, diferenciar seus produtos ou serviços, procurar novas oportunidades de crescimento etc.

O desafio para muitos proprietários de negócio de pequeno porte é fazer a pesquisa com um orçamento limitado. Aqui há cinco métodos de baixo-custo que você pode experimentar:

Fale diretamente com clientes atuais e em potencial

Embora questionários de mala direta, campanhas intensas de telemarketing, grupos de enfoques e outras técnicas sejam métodos efetivos para pesquisar seus clientes atuais e em potencial, isso também pode ser muito caro. Em vez disso, experimente algumas versões informais desses métodos.

Por exemplo, em vez de manter um grupo de enfoque formal para avaliar como seus clientes poderiam responder a um novo produto ou serviço, você pode agendar uma reunião informal para reunir alguns dados. Convide de 5 a 10 de seus clientes para almoçar e diga a eles que você está procurando uma informação em "off", uma avaliação informal de um novo produto ou serviço. Então faça uma apresentação e peça o retorno. De mesma forma, você pode pedir a alguém em seu escritório para telefonar para 15 ou 20 clientes e fazer as mesmas perguntas da pesquisa. Mesmo que você não obtenha resultados científicos, você terá algum retorno sobre tendências gerais e poderá até mesmo ter algumas idéias novas orientadas por clientes.

Consulte estudantes

Mantenha contato com o departamento de marketing da faculdade ou universidade local e pergunte se existem turmas de marketing ou alunos específicos que possam estar interessados em trabalhar em um projeto de pesquisa de mercado. Esses projetos são freqüentemente bem recebidos por alunos como um modo para obter experiência ou créditos de curso especial. Além de economizar dinheiro, trabalhar com estudantes também lhe proporcionará novas idéias sobre maneiras de projetar e conduzir sua pesquisa de mercado. Quando contatar a faculdade ou a universidade, encaminhe seu pedido para a administração da universidade ou ao departamento de estudos em administração/marketing.

Aproveite sua biblioteca

Bibliotecas de referência são um dos grandes recursos inexplorados pelos donos de negócios de pequeno porte. Sua biblioteca pública tem fatos riquíssimos e estatísticas disponíveis de vários setores, relatórios do governo e outros guias de referência. Visite a seção de referência e converse com o bibliotecário. Explique da maneira mais precisa possível o que você está buscando para que ele indique as fontes apropriadas.

Algumas bibliotecas públicas de bairro não terão a intensidade e o volume de informações empresariais que você procura. Se esse for o caso de sua área, tente a biblioteca de faculdades ou universidades locais, elas costumas ter esse tipo de dados.

Finalmente, os Centros para desenvolvimento de negócios de pequeno porte também costumam ter bibliotecas de pesquisa especializadas de acordo com as necessidades de negócios de pequeno porte.

Ligue para as associações comerciais

As associações comerciais regularmente reúnem informações sobre suas respectivas indústrias e as disponibilizam para seus membros. Essas pesquisas geralmente abrangem questões habituais de empresas, como tendências de crescimento de indústrias, novas oportunidades de mercado etc.

Esses relatórios de pesquisa geralmente estão disponíveis apenas para membros associados, então você teria que se associar para obtê-los. Para localizar a associação de comércio para seu ramo, procure em "Gale Encyclopedia of Business and Professional Associations" (Gale Research), disponível na seção de referência em sua biblioteca.

Leia publicações comerciais

A leitura de boletins de negócios, revistas, jornais e comunicações do setor é um caminho excelente para aprender sobre as tendências em seu setor e manter-se à frente da tendência. Eles freqüentemente trazem reportagens sobre as tendências do setor e outros assuntos-chave antes de serem levantados pela imprensa em geral. Você também encontrará uma lista de informações varias sobre seus concorrentes. Além disso, as publicações de negócios geralmente trazem artigos sobre dados de recentes pesquisas (para obter números de tendências) ou até mesmo conduzir suas próprias pesquisas de mercado.

Você pode procurar os nomes de publicações importantes sobre comércio e negócios em diretórios como "Bacon's Guide to Periodicals" ou "Standard Rate & Data" (disponíveis na maioria das bibliotecas). Ligue para a editora e peça um formulário de assinatura (muitas são gratuitas para empresas qualificadas no setor). Você também pode encontrar formulários para assinatura e artigos recentes nos sites da Web dessas publicações.

Direitos autorais e cópia; 1995-2016, American Express Company. Todos os direitos reservados.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (1) Total  
  • Atualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.