Página Inicial  > Calculadora do índice de retorno sobre ativos
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Calculadora do índice de retorno sobre ativos

Fornecido por Bankrate.com, parceiro de conteúdo para o SME Toolkit

O índice de retorno sobre ativos mostra em que medida a equipe administrativa de uma empresa está se saindo bem. Comparação entre renda líquida e total médio do ativo, o RAO (Return On Assets, Índice de retorno sobre ativos) revela quanta receita a administração foi capaz de extrair de cada dólar no patrimônio da empresa. Investidores e potenciais investidores usam esse índice para avaliar a liderança de uma empresa.

Muitas empresas, particularmente aquelas envolvidas na fabricação e vendas de produtos sazonais, experimentam grandes oscilações nos ativos no decorrer do ano. Para acomodar essas oscilações e produzir um índice mais exato, a cifra do total do ativo usada para calcular o retorno sobre ativos deve ser uma média dos ativos da firma ao início e ao final do período demonstrado.

A fórmula:
Renda líquida dividida pelo total médio do ativo

Para utilizar esta calculadora:

Você encontrará os números necessários para o cálculo do índice de retorno sobre ativos nos últimos balancetes e demonstrações de resultados da empresa. Será necessário calcular a média das entradas do total de ativo de seus últimos balancetes.

  1. Informe a renda líquida da empresa.
  2. Informe o total médio do ativo da empresa.
  3. Pressione "Calcular."

Um índice de retorno sobre ativos de 0,06:01 significaria que a empresa está gerando seis centavos de cada dólar no patrimônio.

Como a maioria dos índices contábeis, você o entenderá melhor se compará-lo com o ROA de anos anteriores e com os padrões de seu setor de atividade.

 

Direitos autorais e cópia; 2016 Bankrate, Inc. Todos os direitos reservados.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.