Página Inicial  > Prepare-se para vender on-line
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Prepare-se para vender on-line

Adaptado de conteúdo extraído do American Express® OPEN Small Business Network

A Internet é um excelente veículo promocional, ferramenta de pesquisa e canal de comunicação de conexão entre clientes e consumidores. Porém, no mercado atual, pequenas empresas estão descobrindo que o comércio eletrônico é o real benefício da presença on-line: vender os produtos e serviços das pequenas empresas pela Web. A venda on-line reduz as despesas da empresa, fornece mais comodidade aos clientes e abre a porta do mercado mundial para seus produtos e serviços.

Se você quiser se tornar um comerciante on-line bem-sucedido, saiba onde seus produtos encaixam no cenário competitivo e tenha seus objetivos de venda on-line muito bem definidos. Além disso, saiba como alcançar seus clientes virtuais e atender às suas necessidades. Faça as cinco perguntas a seguir para começar sua jornada de vendas on-line.

A venda on-line do meu produto ou serviço funcionará?

Nem todos os produtos podem ser vendidos no e-commerce. Os itens com tendência a gerar a maior receita são produtos de consumo de conveniência (como livros, CDs ou vídeos), produtos de tecnologia (computadores e software) e produtos difíceis de encontrar ou aqueles com um público altamente especializado (por exemplo,moedas raras, material de arte especializado, comidas regionais ou itens para especialistas de cozinha ou itens de coleção). Como regra, se um produto vende bem por catálogo ou outros canais diretos, pode ser promovido na Web.

Antes de entrar de cabeça no universo on-line, analise a concorrência com muito cuidado. Caso seu produto já esteja sendo vendido on-line por um grande concorrente, talvez você terá dificuldades em gerar lucros pelo site. Em vez disso, concentre seus esforços em um nicho especializado. Por exemplo, se você administrar uma livraria pequena, seus concorrente on-line serão as gigantes Amazon.com e Barnes and Noble. Se você anunciar seu site como o principal fornecedor de livros infantis, ou melhor ainda, de livro de imagens para crianças, talvez consiga gerar mais vendas.

[Voltar ao início]

Qual será a função desempenhada pelo site na minha estratégia geral de vendas?

Antes de iniciar a construção do site, considere exatamente quais objetivos deseja alcançar por meio do e-Commerce. A Web será seu veículo principal de vendas, ou será um meio para complementar o faturamento atual? Isto o ajudará a desenvolver o conteúdo do site e também pode orientar as decisões sobre sua localização, seleção de produtos, forma de pagamento e processamento de pedidos. Passe um tempo criando um plano de execução voltado não apenas para os seus objetivos de negócios on-line, mas também para compromissos financeiros, desafios e preocupações. Este documento o ajuda a assegurar que seu investimento em comércio pela Web valha a pena.

[Voltar ao início]

Quais recursos e informações devo incluir no site?

Ao desenvolver o conteúdo do site, considere o tipo de informações que os compradores solicitarão antes da compra. Visite sites de e-Commerce, as que você adora e as que não gosta. Você poderá encontrar algumas características semelhantes entre os bons sites. Provavelmente, os elementos gráficos são ordenados e relevantes, o download é mais rápido, a navegação bem orientada e as etapas para fazer os pedidos estão claramente esquematizadas. Além disso, analise sites de concorrentes, bem como sites de alta rentabilidade não relacionados ao seu negócio a fim de obter idéias de conteúdo e características para o site em construção. A análise das mensagens de venda, promoções e garantias desses sites dá uma idéia de como eles incentivam os visitantes a comprar.

[Voltar ao início]

Qual é o melhor local para meu produto?

A localização de sua vitrine virtual é tão importante quanto a localização de uma loja tradicional. Decida entre desenvolver o site como parte de um shopping virtual ou um site independente de outros vendedores. Os shoppings virtuais – sites que alugam espaço para comerciantes que residem na página da Web do shopping virtual – não tiveram tanto sucesso quanto o esperado. Os shoppings virtuais especializados – sites que oferecem produtos e serviços relacionados a um tema especifico, como golfe ou barcos – provaram ser mais capazes de atender à demanda dos consumidores por variedade, rapidez e comodidade. Estabelecer-se em um site independente fornece maior controle sobre a operação e promoções, mas também dá mais trabalho. É necessário determinar onde os compradores se encontram, criar meios para alcançá-los e gerenciar pedidos e entregas.

[Voltar ao início]

Como será feita a cobrança de minhas vendas pela Internet?

Para ter sucesso nas transações on-line, é essencial facilitar a forma de pagamento para o cliente. Cartões de crédito e débito são as soluções mais usadas. Isso exige que você abra uma conta jurídica, ou, se já tiver status de comerciante, tenha autorização para aceitar pagamentos via Internet.

Embora o pagamento on-line seja cômodo para o comerciante e para o cliente, alguns clientes talvez não se sintam à vontade para fazer pedidos on-line. Para eles, disponibilize linha direta gratuita, fax e correio para fazer seus pedidos.

[Voltar ao início]

Direitos autorais e cópia; 1995-2016, American Express Company. Todos os direitos reservados.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (1) Total  
  • Atualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.