Página Inicial  > Crie um site efetivo para empresas de pequeno porte
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Crie um site efetivo para empresas de pequeno porte

Adaptado de conteúdo extraído do American Express® OPEN Small Business Network

O que torna um site um sucesso? Não são os logotipos giratórios nem a animação da moda. Um site forte é aquele que comunica claramente seu objetivo para seus clientes e trabalha junto com o plano estratégico da empresa.

A seguir estão dez dicas para construir um site melhor:

Defina seus objetivos

Qual é o objetivo do site? Você deseja vender produtos? Você está buscando novos clientes? Você está tentando fornecer informações aos clientes existentes? Você deseja um panfleto on-line ou algo mais complexo? Pense no que você está tentando obter pela Web e procure formas de alcançar esse objetivo. Revise os planos de negócio e marketing para que seus esforços da Web reflitam com precisão a visão e imagem de sua empresa.

[Voltar ao início]

Mantenha o site atualizado

Atualize o conteúdo para incentivar visitas repetidas. Atualize o site regularmente, com novas imagens, partes de produtos ou notícias sobre a empresa, artigos de interesse do cliente ou qualquer outra informação atrativa e útil. Aproveite seus esforços apresentando uma seção "Novidades" para facilitar a localização de novas informações.

[Voltar ao início]

Evite períodos longos de download

Usuários da Web são conhecidos por sua impaciência. Se demora muito para fazer download das imagens, os internautas ficam entediados e passam direto pelo site. Use pequenos clusters de gráficos, não uma grande planilha de cores e formas. Mantenha os gráficos da página inicial interessantes, mas descarte gráficos complexos e exagerados que demorem muito para fazer download. Use o mesmo princípio nos textos – cuidado com blocos densos ou longas listas difíceis de ler ou que façam com que o usuário role o cursor por muito tempo até obter as informações necessárias.

[Voltar ao início]

Seja "interativo"

O site deve ter muitas, muitas, muitas listas de seu endereço de e-mail, número de telefone, endereço e instruções de compras, se estiver vendendo produtos ou serviços. Inclua essas informações no maior número de lugares possível. Evite que uma pessoa procure um modo de contatá-lo.

[Voltar ao início]

Não use "em construção"

Se algum recurso ainda não estiver pronto para ser publicado, não o insira sob o aviso "em construção". Os usuários que gastam muito tempo fazendo download de um gráfico em construção não ficam apenas desapontados – ficam irritados. Cuide do site da mesma forma que cuida de todos os materiais de marketing. Para destacar algo antes de publicá-lo, use o ícone "em breve".

[Voltar ao início]

Conheça seu público

Quer esteja promovendo CDs para Gen-Xers, quer esteja vendendo dentadura para idosos, seu projeto e conteúdo devem estar de acordo com o público-alvo, da mesma forma que qualquer outro meio de propaganda produzido por você estaria. Lembre-se, o site é uma forma de propaganda, seja agressiva ou sutil, e uma projeção da imagem de sua empresa.

[Voltar ao início]

Sem falhas, sem erros

Se algo não estiver funcionando corretamente, não o publique no site – os visitantes não são verificadores beta. Cuidado com links perdidos – aqueles que não levam a nenhum lugar ou que resultam em uma mensagem de erro – pois eles apenas frustram os usuários. Leia tudo; erros de digitação, erros gramaticais e construção pobres de frases depreciarão a imagem profissional que você está tentando empregar.

[Voltar ao início]

Forneça a função "retornar à página inicial"

É mais provável que os usuários naveguem pelo site se eles souberem que conseguirão voltar facilmente à página inicial. Disponibilize este recurso em todas as páginas do site. Outra opção: use um mapa ou liste os recursos para incentivar as pessoas a encontrarem suas áreas de interesse. Você também pode usar a função "retornar ao mapa". Simplifique a navegação.

[Voltar ao início]

Torne o pedido simples e claro

Se estiver vendendo produtos, facilite a efetuação do pedido. As imagens e preços dos produtos devem estar claramente exibidos, assim como as opções disponíveis. Alguns comerciantes disponibilizam carrinhos de compras, permitindo que os compradores adicionem e subtraiam itens à medida que avançam e calculem o valor total. Possibilite que os usuários comprem diretamente pelo site, mas também ofereça alternativas – como telefone ou fax – para quem não confia em transações on-line.

[Voltar ao início]

Torne a visita prazerosa

Se apropriado, use o humor. Se a empresa tiver uma história interessante, inclua-a. As pessoas gostam de conhecer o rosto da empresa e de se sentir pessoalmente conectados, por isso, inclua sua biografia e imagem e dos principais membros da equipe.

[Voltar ao início]

Direitos autorais e cópia; 1995-2016, American Express Company. Todos os direitos reservados.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.