Página Inicial  > Crie um site no qual os clientes confiem
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Crie um site no qual os clientes confiem

Adaptado de conteúdo extraído do American Express® OPEN Small Business Network

Apesar do claro crescimento das compras on-line, muitas pessoas ainda desconfiam do comércio eletrônico. Temem o vazamento de informações pessoais e financeiras pela Internet e o risco eminente de que dados confidenciais sejam acessados por pessoas inescrupulosas. E-mails de propagandas não solicitados, rumores de invasão de hacker e cobertura da imprensa de práticas antiéticas de comércio da Web intimidam ainda mais os possíveis clientes.

Entender e lidar com as preocupações dos clientes sobre compras on-line é importante para sua pequena empresa ter sucesso nas vendas via Web. Aqui estão algumas etapas que você pode executar para convencer os clientes experimentarem a compra on-line.

Aborde diretamente as questões de segurança

Inclua uma declaração no site que informando sua política aos compradores. Dois elementos importantes nesta declaração: quais medidas de segurança são adotadas para proteger os dados transmitidos e o que você fará com as informações do comprador. A maioria dos clientes se sente mais segura comprando de alguém que concorda em não divulgar suas informações de contato ou padrão de compra a terceiros.

Garanta a sua segurança

Demonstre a confiança no comércio eletrônico. Considere adotar garantias de pagamento. Isso fará com que os compradores confiem no seu sistema. Aceitar a responsabilidade por este pagamento também permitirá que você remova uma das barreiras mais comuns na compra on-line – o conhecido risco financeiro.

Apresente seu histórico de segurança

A maioria dos clientes fica surpresa ao saber como são raras as falhas na segurança. Se seu site nunca tiver registrado uma, publique isso. Por exemplo, a livraria on-line Amazon.com declara que nenhum de seus 3 milhões de clientes informou uso fraudulento de um cartão de crédito decorrente de compras feitas em seu site.

Mostre seus procedimentos de segurança

Se você tomar medidas extras para assegurar que as informações do comprador sejam protegidas, informe aos visitantes. Por exemplo, se o provedor de serviço de segurança tenta semanalmente violar seu próprio sistema, apenas para reforçar a segurança, declare esse fato em seu site. Também mencione o nome da tecnologia adotada no site. Muitos consumidores estão familiarizados com SSL (Secure Socket Layer), protocolo SET (Secure Electronic Transaction Protocol) e certificados de assinatura digital que ajudam autenticar a identidade de todas as partes envolvidas em uma transação.

Busque a aprovação de organizações de consumidores

Algumas organizações oferecem selos de aprovação para lojas virtuais que estejam em conformidade com seus padrões de condução de negócios. Ao exibir um desses selos no site, duas coisas ocorrem: alerta aos consumidores de que você é uma empresa legítima e serve como um aviso virtual para hacker.

Use estatísticas

Reúna alguns números que comprove a segurança da compra virtual. Você pode encontrar estas estatísticas em sites de empresas de pesquisa como o Gartner Group e o Forrester Research, assim como em sites dedicados às notícias sobre o setor de informática, como o ZDNet. Talvez você não queira abarrotar sua página inicial com estes dados, então, use um link que leve para outra página do site hospedando essas estatísticas.

Ofereça alternativas

Alguns consumidores nunca concordarão em transmitir informações pessoais via Internet, independentemente das garantias oferecidas. Para cativar estes clientes, ofereça métodos de compra alternativos para os produtos e serviços da empresa, uma vez que eles já tomaram conhecimento sobre sua empresa virtual e suas ofertas. Uma página de seu site pode direcioná-los a realizar os pedidos via fax, telefone ou correio.

Direitos autorais e cópia; 1995-2016, American Express Company. Todos os direitos reservados.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.