Página Inicial  > Como o sistema de reconhecimento pode aumentar a produtividade da empresa
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Como o sistema de reconhecimento pode aumentar a produtividade da empresa


Premiar funcionários merecedores com aumentos salariais ou bônus pode ser uma maneira eficiente de construir a lealdade profissional, reter seus melhores talentos e ainda aumentar o moral dos colaboradores. Porém, fazer isso sem um planejamento pode surtir os efeitos contrários.

A ideia por trás do reconhecimento é premiar a produtividade e o alto desempenho dos funcionários, prática que incentiva os outros profissionais a se dedicarem ainda mais. Se os méritos  são distribuídos por capricho ou se não há uma ideia clara de como superar sua própria produção para conseguir o bônus, os trabalhadores ficarão confusos e irritados, o que é altamente contra-produtivo.

Oferecer prêmios sem um planejamento específico não tem o mesmo impacto de quando a ação é bem pensada e programada para manter as métricas. Ainda que não seja uma ferramenta de retenção de talentos, você pode utilizá-la como ferramenta de produtividade e gerenciamento de desempenho.

Por isso, se você tem a intenção de implantar o reconhecimento como uma prática da empresa, deve ter alguns aspectos em mente. Ao invés de determinar quais funcionários receberão o prêmio, descubra quais são os objetivos da companhia.

Estabeleça um plano estratégico anual e depois divida-o em objetivos específicos para cada departamento da organização. Finalmente, crie métricas individuais para cada um de seus funcionários, levando em consideração a atividade desempenhada e os pontos fortes e fracos de cada um. Isso vai permitir que você avalie se os colaboradores estão cumprindo seus objetivos individuais e a decisão de quem será premiado será mais justa.

É necessário, também, manter certa flexibilidade no modelo, especialmente se a companhia opera em um mercado competitivo, no qual é fundamental manter os principais talentos. Nesse caso, um bônus de reconhecimento é mais que apenas um incentivo para manter a alta produção. Você tem que mostrar ao funcionário que você o valoriza mais que a concorrência.

Por isso, pensar em diferentes maneiras de recompensar seu funcionário pode ser útil. Embora o dinheiro seja importante para todos, pode não suprir todas as necessidades do seu corpo profissional. Considere alternativas como horários mais flexíveis, a possibilidade de trabalhar em casa ou mesmo aumento de benefícios no ambiente de trabalho.

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.