Página Inicial  > 6 maneiras simples de ser um chefe melhor
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

6 maneiras simples de ser um chefe melhor


Se gerenciar uma empresa já é trabalho árduo, gerenciar pessoas é ainda mais difícil. No entanto, para que a empresa tenha sucesso é preciso que sua equipe também seja bem-sucedida. Para isso, você precisa motivá-la. Mas, como fazer isso? Confira 6 maneiras simples de ser um chefe melhor e incentivar cada vez mais o desempenho da sua companhia.

6 maneiras simples de ser um chefe melhor: 1. Gerencie pessoas, não números

O pensamento no mundo corporativo se refere basicamente aos números. Lucros, prejuízos, preços. Contudo, é preciso ter em mente que os números são o resultado de como você gerencia os seus funcionários. Pare de se preocupar tanto com os números e dê mais atenção ao seu pessoal. Você está oferecendo bons feedbacks? Tem motivado o time? Estão todos satisfeitos com o trabalho? A única maneira de conseguir melhores números é trabalhando com funcionários mais satisfeitos.

6 maneiras simples de ser um chefe melhor: 2. Defina métricas


Uma vez que você já sabe que não deve usar os números para avaliar o resultado dos seus funcionários, procure métricas eficientes para medir o retorno que eles têm oferecido. Uma boa maneira de medir o desempenho de funcionários é avaliar os seus comportamentos. Estão próximos daquilo que você imagina? Quanto mais próximo o seu colaborador estiver do comportamento desejado, mais resultados ele trará. No entanto, é fundamental que ele saiba o que você espera dele.  Portanto, antes de começar a avaliá-lo, deixe claro quais são as metas dele.

6 maneiras simples de ser um chefe melhor: 3. Tenha uma prioridade por funcionário

Você pode querer muitas coisas da sua equipe, mas precisa saber que dificilmente uma pessoa conseguirá entregar sozinha tudo aquilo que você espera. Portanto, não peça tudo para uma pessoa só – ou para um pequeno grupo. Procure dividir tarefas e estabeleça uma prioridade para cada um dos seus funcionários. Dessa maneira você aguça o senso de responsabilidade de cada um e sabe exatamente de quem cobrar caso algo dê errado.

6 maneiras simples de ser um chefe melhor: 4. Não desconte nos colaboradores

Você pode estar passando por dificuldades pessoais, profissionais ou ambas. Nada justifica descontar as frustrações na sua equipe. Seus funcionários entendem que você é uma pessoa, que também sofre pressões, que também se sente zangado. Por isso, procure se controlar. Lembre-se de que a maneira como você fala causa reações no seu time, e você não quer trabalhar com pessoas que guardam ressentimento sobre você.

6 maneiras simples de ser um chefe melhor: 5. Meça o seu desempenho pelo pior

Para alcançar todo o seu potencial como gerente, meça a sua performance baseando-se no desempenho dos seus funcionários mais fracos. A sua capacidade de fazê-los se desenvolver é exatamente o máximo que você pode alcançar gerenciando alguém. Portanto, dedique-se com esses funcionários e você será um chefe cada vez melhor.

6 maneiras simples de ser um chefe melhor: 6. Seja compensador

Claro que o contrato de um funcionário define a necessidade de se dedicar aos interesses da empresa. No entanto, isso não impede você de compensá-los quando uma meta é batida ou quando você percebe o esforço coletivo para alcançar algum objetivo. Manter seus funcionários satisfeitos é fundamental para que cada vez mais a sua equipe renda bons resultados.

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.