Página Inicial  > 4 motivos para eliminar os horários rígidos da empresa
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

4 motivos para eliminar os horários rígidos da empresa


O trabalho tradicional, das nove às cinco, é um vestígio de uma época muito longe da que vivemos hoje, na qual o número de horas trabalhadas e a linearidade do horário dos colaboradores eram indicadores fortes de produtividade. Entretanto, essa ideia ficou para trás e, hoje em dia, um horário rígido funciona de maneira contrária, desmotivando funcionários. Isso acontece porque a autonomia dos funcionários fica restrita, o que passa a eles uma sensação de obrigação.

O ideal é que você faça com que os seus funcionários queiram terminar o trabalho deles para o bem da empresa e, por consequência, para o deles também. Entenda que oferecer liberdade aos funcionários pode ajudar. Portanto, deixá-los escolher horários mais flexíveis pode aumentar a produtividade.

4 motivos para eliminar os horários rígidos da empresa: 1. Diminui a produtividade

Se os funcionários estão presos aos seus horários, eles medem e baseiam suas conquistas no número de horas trabalhadas e não nas metas que deveriam alcançar. O fato de um trabalhador estar presente não significa que ele está produzindo.

4 motivos para eliminar os horários rígidos da empresa: 2. Inspira desconfiança

Uma maneira muito mais eficiente de transmitir confiança aos seus colaboradores é estabelecer metas desafiadoras e trabalhar a motivação deles. Fazê-los passar mais de oito horas sentados em frente a um computador não é a melhor saída. Oferecer autonomia e boas condições de trabalho funciona melhor do que estabelecer horários rígidos.

4 motivos para eliminar os horários rígidos da empresa: 3. É distrativo

Os projetos e metas não foram feitos para seguirem a lógica do horário de trabalho tradicional. Se um funcionário é capaz de concluir as tarefas do dia em menos tempo, não há motivo para que ele permaneça no escritório. Talvez você não esteja de acordo com isso, mas pense da seguinte maneira: o horário rígido também faz com que o funcionário simplesmente vá embora no meio do trabalho apenas porque o horário dele já se encerrou.

4 motivos para eliminar os horários rígidos da empresa: 4. Desfavorece o trabalho em equipe

Trabalhar em equipe é uma maneira ótima de alcançar metas desafiadoras. Contudo, se os funcionários estiverem mais preocupados com seus próprios horários do que com a realização de determinadas tarefas, eles produzirão menos. Dê uma oportunidade ao grupo, deixe que eles decidam como querem trabalhar: todos juntos ao mesmo tempo ou revezando horários. Isso pode ser útil.

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (1) Total  
  • Atualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.