Página Inicial  > Saiba mais sobre software como serviço e Open Source
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Saiba mais sobre software como serviço e Open Source

IBM Brasil


Por Cezar Taurion*

Ultimamente, o modelo de software como serviço (SaaS) desperta muita atenção, mas existem algumas dúvidas quanto à sua sinergia com o modelo de Open Source.

O SaaS já é uma realidade no mercado. É um conceito que está saindo do “se” para se encaixar no “como”, impulsionado pela crise de crédito, quando as empresas procuram trocar capex (capital expenses) por opex (operating expenses).

Ao analisar o SaaS e o open source vemos que, na prática, ambos  compartilham o mesmo modelo econômico, de baixo custo de capital e custos operacionais variáveis. Isto gera sinergia entre ambos os modelos e um acaba impulsionando o outro. Os mesmos argumentos que atraem os usuários para o Open Source também são usados pelos provedores de software como serviço.

E que argumentos são esses? Simplesmente o de não haver a necessidade de aquisição prévia de licenças de software sem haver sua prévia utilização. No SaaS você paga pelo que consumiu de recursos. No Open Source, o software também é visto como serviço e as receitas das empresas envolvidas neste setor são obtidas por serviços prestados como, por exemplo, empacotamento e distribuição de um conjunto de softwares.

A computação em nuvem também será um acelerador do Open Source. A combinação de uma infraestrutura “pay-per-use” associada ao uso de softwares abertos vai reduzir significativamente as necessidades de capital e os custos de desenvolvimento de aplicações, além de acelerar o “time to market”. É um cenário que permitirá às pequenas e médias empresas entrarem mais rapidamente no mundo da Tecnologia da Informação. Portanto, Open Source, SaaS e computação em nuvem vão gerar sinergias, um impulsionando o outro. O resultado final será um outro modelo computacional que vai mudar em muito o  atual cenário da indústria de TI.

A IBM está liderando este processo de transformação. Usamos intensamente softwares open source e disponibilizamos diversas opções de nossos softwares gratuitamente em versões Community Edition de produtos bastante conhecidos, como os das familias WebSphere e DB2. Além disso, apoiamos nossos parceiros nos processos de adoção de SaaS e também já disponibilizamos alguns de nossos softwares em nuvens computacionais.

Mas como Open Source, SaaS e computação em nuvem vão afetar a indústria de software? Estes movimentos serão acelerados pela crise econômica. Orçamentos mais apertados e a maior ênfase na redução de custos tornam mais atraentes as alternativas de baixo custo.

Softwares que têm seu projeto de desenvolvimento cercado pelo pequeno tamanho do seu mercado potencial (isso ocorre quando seu custo de produção não gera retorno financeiro suficiente) poderão, agora, ser desenvolvidos em modelo Open Source e operados em nuvens computacionais. Os custos de comercialização destes softwares também tendem a zero, pois não é necessário manter imensos grupos de vendedores, mas simples downloads e marketing viral (blogs e outros meios de disseminação de informação). A receita dos desenvolvedores dos softwares Open Source será obtida pelo seu uso (pay-as-you-use), típico do modelo SaaS. A imensa maioria das empresas não irá investir tempo e dinheiro modificando código, a não ser quando absolutamente necessário. Aliás, situação raríssima.

Será muito mais pragmático e lucrativo para qualquer empresa pagar pelo uso de um software que esteja hospedado em uma nuvem computacional. Afinal, não queremos uma máquina de lavar, e sim, a roupa lavada.

Isso tudo significa que o mercado de software tradicional, baseado em licenças, vai morrer? Na minha opinião, não! Nós conviveremos com um cenário onde os modelos de vendas de licença e software como serviço vão compartilhar os palcos por muito tempo ainda.

*Cezar Taurion (ctaurion@br.ibm.com) é diretor de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil e editor do primeiro blog da América Latina do Portal de Tecnologia da IBM developerWorks - www-03.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail