Página Inicial  > 7 dicas para deixar o trabalho e iniciar um novo negócio
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

7 dicas para deixar o trabalho e iniciar um novo negócio


Muitas pessoas consideram o trabalho em empresas um período de experiência para abrir o seu próprio negócio. Essa ideia, no entanto, acaba não se realizando em muitos casos, já que as pessoas nunca acreditam estarem prontas para dar o próximo passo

Boas ideias são desperdiçadas o tempo todo por conta da insegurança e do medo das pessoas, que muitas vezes se preocupam com as questões financeiras, com as possibilidades de falir ou fazer sucesso e até mesmo com a falta de suporte emocional.

Mas abrir um negócio é, basicamente, arriscar. Isso não significa que você deve deixar seu emprego hoje e abrir uma nova empresa amanhã, e sim que você deve confiar nos seus instintos e analisar se as condições do momento são favoráveis para um novo empreendimento.

Então, se você tem a ideia perfeita para um negócio, acredita nela com toda a sua confiança e já está cansado de trabalhar para outras pessoas, deve levar esses sinais a sério e começar a estudar a possibilidade de se tornar um empreendedor.

Veja a seguir 7 dicas para deixar o trabalho e iniciar um novo negócio:

1. Fique atento aos sinais
Perceba se, ao acordar, você pensa nos seus projetos para aquele dia ao invés de pensar nos seus projetos para os próximos meses ou anos. Isso é um bom sinal de que você deve procurar novos objetivos, já que se focar no dia é um projeto muito curto para a sua vida. Analise se você está satisfeito com as suas tarefas diárias e com o que você está fazendo no seu dia-a-dia. Se você faz a maior parte das suas tarefas por obrigação e não por gosto, isso pode significar que você precisa se arriscar no seu próprio empreendimento.

2. Acredite
Analise bem a sua ideia. Defina um produto, um segmento ou uma categoria que você realmente acredita que poderá trazer resultados e procure pelas oportunidades presentes nisso. Esse exercício cria um bom senso de oportunidades e faz com que você se dedique àquilo que pretende com o seu negócio. Procure casar a oportunidade com as suas paixões.

3. Conheça os seus parceiros
É impossível montar um negócio sozinho. Embora você não tenha sócios, irá precisar contar com um time de pessoas trabalhando pela mesma causa que você. Por isso é muito importante você saber quem são as pessoas que estão dispostas a fazer o seu novo empreendimento dar certo e contar com elas no que for preciso para desenvolver sua nova empresa. Não se esqueça de que confiança deve ser a base da relação com essas pessoas e procure cultivar o bom relacionamento com elas.

4. Tenha um plano
Abrir um negócio não significa sonhar com ele e colocar a tentativa em prática. Você vai precisar de um plano detalhado sobre os gastos que o seu novo negócio vai representar, os lucros que você vai receber, em quanto tempo eles vão chegar. Precisa conhecer a área em que está entrando, o mercado de trabalho, seus funcionários e seus compradores. E precisa manter um plano de crescimento para que a empresa não fique estagnada em um ponto. Tudo isso não se faz da noite para o dia. Embora você confie nos seus instintos, não se abre uma empresa sem planejamento.

5. Faça pesquisas de mercado
Você só pode aprender quais são os segredos do mercado de trabalho testando, errando e aprendendo com os seus erros. Tente as coisas em pequena escala, para que você não tenha grandes prejuízos. Descubra quais são as tendências do mercado em que você está prestes a se inserir e comece colocando em prática com amigos e família. Peça o feedback deles a respeito dos seus objetivos, e leve a sério as críticas que receber. Depois de realizar as melhorias sugeridas, teste com um grupo pequeno de consumidores, depois vá aumentando a escala até ter o know-how necessário para a sua companhia.

6. Contrate um bom Relações Públicas
Você pode ter uma ótima ideia, conhecer o mercado de trabalho e ter uma ótima equipe ao seu lado, mas um novo empreendimento também precisa de visibilidade. Com um bom profissional de Relações-Públicas divulgando a sua empresa, vai ser mais fácil expandir o seu mercado.

7. Mantenha sua marca simples
Você precisa conseguir contar a história da sua marca e dos seus produtos sem deixar tudo complicado. A opinião do consumidor é o que mais importa, especialmente para uma empresa nova, portanto, simplicidade é a chave nesses casos.

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.