Página Inicial  > Localização estratégica
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Localização estratégica


Aprenda a escolher sem erro o endereço da sua empresa

Acertar na escolha da localização da empresa pode gerar resultados positivos para um novo negócio.  Tamanha importância é dada ao tema que está entre os fundamentos estudados pelo Marketing - junto com produto, preço e promoção. O ponto deve combinar concentração de público-alvo e demanda.

Compra ou aluguel de um imóvel para empresas de serviço e comércio precisa ser feita de maneira estratégica, garante o consultor de Marketing do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), Gustavo Carrer. “O empreendedor deve analisar com muito cuidado os concorrentes, a dinâmica do local e observar o dia a dia da região.”

Veja o que deve ser levado em consideração antes de escolher o endereço da empresa.

1 – Observe o movimento: vá a campo descobrir se o produto ou o serviço já não está sendo oferecido em larga escala pelos concorrentes da região. Aproveite e veja se o seu consumidor em potencial frequenta o local.

2 – Bairro ou centro: o fluxo bairro-centro ou centro-bairro pode influenciar nas vendas, dependendo do tipo de negócio. Para isto, é preciso entender o comportamento do consumidor. Por exemplo: a padaria deve estar preferencialmente no sentido bairro, pois as pessoas passarão para comprar um produto quando estiverem indo para casa. Já uma farmácia deve ser montada no sentido contrário, pois os consumidores tendem a ir para o centro da cidade procurar o serviço.

3 – Ruas conhecidas: apostar na “fama” de um determinado endereço poderá aumentar o preço do imóvel. A possibilidade pode ser analisada com uma boa pesquisa de fluxo de pessoas e estudo do perfil socioeconômico do bairro. Desta forma, o empreendedor irá identificar se o retorno compensará a escolha do ponto. Se o estilo de vida das pessoas que passam pelo local for diferente da cultura da empresa, é melhor mudar de ideia para não cair no prejuízo.

4 - Transporte público: a avaliação feita no item anterior também vale para a proximidade com ônibus, metrô ou trem. Analise se vale a pena investir no ponto próximo do transporte público da seguinte maneira: quanto terei de vender a mais para pagar o imóvel? Normalmente, locais com alto fluxo de pessoas facilitam as vendas. Vale lembrar que a consideração deve ser feita levando em conta a facilidade para consumidores, não para o funcionário.

5 – De olho na lei: quando for escolher o ponto, fique atento às questões legais. Dependendo do tipo de negócio, uma licença especial pode ser necessária, o que pode impedir empresas do ramo químico, por exemplo, de firmar bases em determinados locais. Fachadas também podem ser um entrave, pois prefeituras têm limitado o tamanho do recurso.

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.