Página Inicial  > Proteção gratuita
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Proteção gratuita


O firewall ainda é uma das mais importantes ferramentas de proteção para um computador, saiba o que ele pode fazer por você

O firewall é a primeira linha de defesa de uma rede de computadores. Trata-se de uma tecnologia relativamente simples que impede que dados simples de acesso sejam roubados do seu computador. Ele impede a entrada de malwares e cavalos de troia, de forma que seu computador, ou rede, não sejam utilizados como porta de infecção para outros computadores.

Por se tratar de uma tecnologia não muito complexa, hoje em dia ele já costuma vir instalado em sistemas operacionais mais modernos como o Windows XP ou versões mais modernas, o Mac OS ou Linux, da fábrica, no entanto, ele só é válido para as versões originais.

Se você nunca habilitou essa função em seu computador, ele não corre riscos de deixar de funcionar, travar ou algo do gênero. No entanto, é importante proteger seu computador para que ele não seja usado por outros programas não autorizados. “A intenção dos malwares é ficar dentro do sistema operacional o máximo de tempo possível, minando as defesas e se apoderando de informações. Se o computador sobrecarrega ou deixa de funcionar eles perdem sua função porque o dono vai levá-lo a um técnico que vai eliminá-los”, explica o professor Paulo Lício de Geus, Doutor em Segurança Computacional e coordenador de pós-graduação do Instituto de Computação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Dentro das empresas, é muito comum o acesso a dados restritos como contas bancárias, informações sobre projetos ou funcionários. Neste caso, torna-se ainda mais importante o uso de tal ferramenta.  O firewall não vai impedir sozinho o ataque de vírus e outros programas de busca que podem permitir o vazamento de informações para pessoas não autorizadas, no entanto, ele dificulta esse tipo de ação. “Os programas usados para piratear esse tipo de informação são muito sofisticados, pois envolvem dinheiro. No caso de acesso a internet banking é sempre bom reforçar a segurança com aqueles programas oferecido pelos próprios bancos, eles investem muito dinheiro nisso também”, explica o professor.

Para empresas de médio porte, com redes interligadas, é importante ter um servidor que controle o fluxo das informações que podem circular dentro dela. “Cada computador vai ter o seu firewall, mas a rede também terá um”, explica. Para manter essa segurança sempre em dia é importante atualizar com frequência os sistemas operacionais, do contrário, eles se tornam obsoletos e novos malwares podem se instalar facilmente em seu computador.

Em resumo, o firewall é um complemento para a segurança da rede, existem milhares de sites que ao serem acessados infectam o computador e não alteram sua estrutura, o que torna a tarefa de detectá-los ainda mais difícil, e nessa era tecnológica na qual vivemos em que simples operações são inteiramente realizadas virtualmente, quem não possui essa primeira barreira de proteção fica completamente vulnerável. “No mundo real, todas as pessoas sabem como se comportar, não andam com muito dinheiro em espécie, olham para os dois lados da rua antes de atravessar. No mundo virtual, as coisas são bem parecidas. É preciso ter essa cultura de se precaver de incidentes que podem ser evitados com medidas simples como o uso de firewall e softwares genuínos”, finaliza professor Paulo.

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.