Página Inicial  > Saiba como preparar sua empresa para uma concorrência ou licitação
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Saiba como preparar sua empresa para uma concorrência ou licitação


Pequenos e novos empreendedores entram no mercado e buscam trabalhar com diferencial para conquistar clientes e fazer sua empresa crescer. Mas antes de tudo, é importante que esse empresário saiba organizar sua equipe e sua estrutura para participar de processos de concorrência ou licitação.


Empresas ou órgãos públicos costumam convidar empreendedores para conhecer seus trabalhos e avaliar a melhor opção para realizar um determinado projeto. No caso específico de licitações, há também os pregões eletrônicos, processo no qual os concorrentes não têm a oportunidade de se conhecer.


De acordo com o professor de Direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mario Engler, é preciso organização e conhecimento para ser um bom concorrente. “Cada empresa é especialista em uma área, e ela deve acumular expertise naquilo que oferece”, explica. Ter uma equipe que entenda do trabalho e fazer bem o que é proposto, também são motivos para atrair uma empresa para um processo de concorrência.


Primordialmente, o estabelecimento deve se manter com nome limpo, obedecer às exigências legais para o tipo de trabalho que oferece e para a categoria a que pertence. O consultor do SEBRAE (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário), Luiz Carlos Barboza, afirma que além de ser competitiva, apresentando menores preços e entregando no prazo com qualidade, a empresa deve cumprir todos os requisitos de qualificação legal, tributária, contábil e técnica. “Há uma lista de documentos que comprovam a regularidade fiscal e econômica, bem como documentos técnicos que demonstram a capacidade da empresa de fornecer adequadamente os produtos ou serviços propostos”, explica.


Todas as empresas são cadastradas nos órgãos públicos, e, segundo Engler, é fundamental que esse cadastro esteja atualizado, já que ele atende algumas das especificações para contratação de fornecimento de bens ou serviços. “Além do cadastro, a empresa precisa estar regularizada fiscal e previdenciariamente, quesitos que normalmente são pesadelos para os empreendedores”, diz.


Se a empresa ou órgão público não informar o que será avaliado durante o processo de concorrência ou licitação, é interessante que o empresário ofereça boas qualidades em tudo o que pode ser solicitado. “O menor preço nem sempre é quesito eliminatório, mas estar antenado se o seu condiz com o restante do mercado é importante”, avalia Engler.


A equipe pode fazer a diferença no trabalho oferecido por uma empresa. Manter funcionários motivados e bem preparados na área em que atuam, também faz parte da preparação para participar de uma concorrência ou licitação. Em resumo, construir um histórico positivo, acumular conhecimento naquilo que se oferece e trabalhar dentro das normas exigidas pela lei são os passos para que um empreendedor esteja preparado para concorrer no mercado.

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (2) Total  
  • Atualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.