Página Inicial  > Como começar sua coleta seletiva?
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Como começar sua coleta seletiva?


O processo de reciclagem é composto de várias fases, porém sua realização depende de uma ação fundamental: a separação prévia dos materiais. Se você quer começar a reciclar na sua empresa, é fundamental, a separação e recolhimento, desde a origem, dos materiais potencialmente recicláveis.

Outro ponto fundamental é a informação. Comunicar a rede de envolvidos é a base da realização da coleta seletiva. Isso inclui a educação de todos os participantes. Portanto, comece comunicando a importância de separar e reciclar e como isso será feito dentro de sua empresa.   
Planejamento é tudo. Por isso, antes de iniciar uma coleta seletiva faça um estudo do espaço, do material, do perfil de quem irá receber o material etc. Com base nas informações obtidas defina o sistema a ser implantado, dando atenção especial à sensibilização das pessoas envolvidas, local de armazenamento, frequência de coleta e divulgação dos resultados.

Como separar?

Para a separação do material, basta ter dois recipientes: um para o lixo úmido e rejeitos a serem recolhidos pela Companhia de Limpeza da Cidade e outro recipiente para o reciclável a ser coletado por uma cooperativa ou empresa: plástico, metal, vidro e papel, todos devidamente lavados e/ou limpos e secos.

O programa de coleta seletiva possui cores para ajudá-lo a lembrar do que e como deve ser reciclado:
•Azul - Papel;
•Verde - Vidro;
•Amarelo - Metal (alumínio e metais ferrosos);
•Vermelho - plástico;
•Marrom - Orgânico (restos de alimentos ou podas de árvores que podem ser transformados em adubo);
•Cinza - Rejeito (material sujo e/ou que não serve para a reciclagem).

É importante estabelecer um local prático e de fácil acesso para a colocação desses recipientes.

O que separar?

Alguns produtos e embalagens recicláveis já possuem o símbolo de reciclagem para facilitar na hora de saber o que vai ou não para a coleta seletiva, mas mesmo que o produto não contenha o símbolo de reciclagem ele pode ser reciclável. É importante saber que tipos de material estarão sendo recolhidos e encaminhados, qual a forma de armazenamento e qual a quantidade mínima a ser destinada à cooperativa/empresa. Pode-se começar com apenas alguns tipos de materiais e ampliar gradativamente.

Algumas cidades do Brasil já possuem programa de coleta seletiva organizado, neste caso, contate a prefeitura e combine horário e frequência de coleta. Porém, a maioria dos municípios não dispõe de um sistema de coleta seletiva, neste caso procure saber se existe na região grupos de catadores, sucateiros, ferros-velhos, ou iniciativas comunitárias e de organizações não-governamentais que coletem materiais recicláveis. O site recicloteca possui uma lista de endereços onde se pode fazer a coleta seletiva.

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (1) Total  
  • Atualmente 4.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.