Página Inicial  > Saiba como manter seu nome limpo
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Saiba como manter seu nome limpo


Em um cenário tão favorável ao surgimento de micro e pequenas empresas, como é o do Brasil, alguns cuidados devem ser tomados para que o estabelecimento possa crescer. Do ponto de vista mercadológico, o empreendedor é muito semelhante ao consumidor e precisa manter um bom relacionamento com o mercado para poder continuar efetuando suas compras, realizar eventuais reformas e lidar com os imprevistos do dia a dia, isso significa manter o nome limpo.

A principal dificuldade dos pequenos empresários é que, em geral, o capital do qual dispõem é muito pequeno, e qualquer coisa fora do seu orçamento é motivo para recorrer às linhas de crédito. Não à toa, um levantamento do Serasa Experian indica que a taxa de inadimplência em maio foi a maior dos últimos 22 meses.

De acordo com o Assessor Econômico da Serasa Experian Carlos Henrique de Almeida, essa elevação se deve à desaceleração da economia e também ao aumento dos juros “o problema é que com um número maior de inadimplentes, as empresas que oferecem crédito se sentem ameaçadas, e podem aumentar ainda mais as taxas para a concessão de empréstimos e financiamentos” afirma.

Segundo Almeida, também é preciso levar em consideração que não é só o valor dos encargos que aumenta. A burocracia também. Afinal, ninguém quer se arriscar a perder dinheiro. Por isso, ele ressalta a importância do Cadastro Positivo, que se torna tão importante quanto à consulta da negativação “as empresas precisam prestar atenção a esse Cadastro, que nós chamamos de ‘reputação de crédito’, um bom relacionamento com o mercado abre muitas portas” complementa.

Não suje seu nome
1) Antes de solicitar uma linha de crédito, pense muito bem em seus motivos.  

2) Analise o retorno que ela pode lhe dar, e se não for algo urgente, que possa ser melhor planejado, não faça.

3) Considere o mercado também, sabemos que o segundo semestre prevê uma desaceleração econômica, isso significa que seus clientes também estarão na mesma situação que você e muito provavelmente não vão gastar tanto.

Com quantos dias o nome de minha empresa vai constar no Serasa?

Pela lei, o não pagamento de uma conta já é considerado inadimplência no dia seguinte após o vencimento, porém, dificilmente as empresas credoras seguem isso a risca. Em geral o nome passa constar no cadastro de inadimplentes cerca de 30 a 45 dias de débito.

Minha empresa está com o nome sujo, e agora?
A melhor maneira de limpar seu nome é negociar diretamente com os seus credores, eles podem abater os juros ou parcelar o valor da dívida. Com isso, você ainda pode continuar efetuando suas compras normalmente. Lembrando que as empresas com “boa reputação” com os fornecedores têm mais chances de conseguir vantagens na hora de solicitar uma negociação.

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.