Página Inicial  > Cinco dicas imperdíveis para montar um site de compras coletivas de sucesso
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Cinco dicas imperdíveis para montar um site de compras coletivas de sucesso


Entusiasmados com o bom momento da economia e a expansão significativa que o segmento de e-commerce para compras coletivas tem atualmente no Brasil, cresce a procura dos empreendedores por cursos de capacitação e especialização a fim de montar um e-commerce competitivo. O que muitos não sabem é que o segredo do sucesso de tais sites está muito atrelado às ferramentas utilizadas para sua construção, além, é claro de um foco e boa divulgação.


Outros dois fatores importantes são a pesquisa do segmento para entender as necessidades que ele demanda e o foco na satisfação do cliente. Segundo o CEO do Groupon Brasil, Florian Otto, boas parcerias são o ponto chave para esse mercado. “Nesse setor, é possível satisfazer o cliente por meio de ofertas de estabelecimentos conceituados”, afirma. Saiba o caminho das pedras para montar um e-commerce de compras coletivas de sucesso.    


1 - Um site de compra coletiva é muito mais que um sistema


Já existem bons scripts - programas - no mercado que geram as estruturas dos sites de compras coletivas. É importante conhecer as opções de plataformas. Quem entende do assunto afirma que com um investimento inicial de R$ 15.000,00 pode-se adquirir um ótimo sistema para um site de compras coletivas. “Um site de compras coletivas pode ser montado até mesmo utilizando-se a plataforma WordPress com um plugin criado especificamente para isso”, explica o consultor e instrutor do curso de e-commerce, Alberto Valle.   


2 - Treinamento da equipe é simples, mas fundamental


Segundo Valle, a questão técnica não é problema para criação de um site de compras coletivas. Com um treinamento relativamente curto, a equipe encarregada da gestão do site estará plenamente capacitada e apta a gerenciar o dia-a-dia do negócio. De todo modo, um treinamento dessa equipe é fundamental.


3 - Divulgação via e-mail marketing aproxima empresa dos consumidores


O terceiro ponto a ser abordado pelo empreendedor que deseja criar um site de compras coletivas é a questão da divulgação. O grande diferencial está nas ações de marketing digital a serem aplicadas nas promoções oferecidas pelo site. “O e-mail marketing tem papel fundamental nesse tipo de negócio, já que é a forma mais imediata de comunicação com os compradores em potencial”, diz.  
Para conseguir a eficiência nesta área, o ideal é a contratação de um bom serviço de disparo e o treinamento de um colaborador para a administração da base de dados e composição do mailing de forma que seu conteúdo não seja excluído ou bloqueado automaticamente pelos sistemas anti-spam dos provedores.


4 - Use as redes sociais a seu favor


Segundo Valle, as mídias sociais têm a “cara” das compras coletivas. São ágeis e frequentadas por pessoas em busca de informações. Uma equipe bem treinada nesta área é fundamental, mesmo que você contrate uma agência para cuidar dessa parte.
Isso porque, o monitoramento das ações nas mídias sociais é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões neste mercado. Por meio da web análise, é possível identificar o padrão de comportamento do seu público alvo.


5 - Ferramentas de análise e busca ajudam na tomada de decisões


As informações fornecidas por ferramentas como o Google Analytics podem ajudar na tomada de decisões como, por exemplo, a determinação de novos mercados a serem abordados. Além disso, ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing também podem ser úteis, já que o marketing de busca tem um papel importantíssimo no sucesso de um projeto nessa área e como as ações de SEO - Otimização de sites para ferramentas de busca exigem tempo para surtir efeito. Por fim, mas não menos importante, o marketing deverá contar também com ações que envolvam links patrocinados.


“Caso você esteja pensando em montar um site de compras coletivas, saiba que o marketing terá um fator fundamental neste empreendimento e por isso deve receber tanta atenção quanto a área de sistema”, destaca Valle. Assim, e-mail marketing, mídias sociais, links patrocinados e blogs farão parte do arsenal de ferramentas que você deverá utilizar para obter uma posição de destaque nesse mercado. Valle ainda deixa o alerta: “Se você está começando a criar o seu site de compras coletivas, cuide, desde já, dessa parte do negócio. Agora, se você já tem um site de compras coletivas, verifique se as suas ações de marketing online estão de acordo com as exigências deste modelo de negócio.”


O Segredo de uma plataforma de sucesso


Confira, segundo, o consultor e instrutor do curso de e-commerce, Alberto Valle, os 10 mandamentos para criar uma plataforma de sucesso do seu site de compras coletivas:


1. Não pode ser pirata (sistema legalizado evita problemas com a lei - art. 184 do Código Penal)
2. Deve possuir um layout  limpo e moderno
3. Deve possuir integração com PagSeguro para você receber pagamentos online
4. Deve estar totalmente traduzido para o português (para não causar má impressão aos visitantes)
5. Deve estar hospedado num servidor de qualidade (são sistemas pesados que exigem muito processamento do servidor)
6. Deve ser constantemente atualizado para que sejam adicionadas novas funções
7. Deve ser preparado para SEO (otimização de sites), caso contrário, você estará fora das pesquisas do Google
8. Deve utilizar uma plataforma com muito material de apoio disponível
9. Deve ser feito numa plataforma segura e moderna e em contínuo aperfeiçoamento
10. Deve dispor de muitos profissionais habilitados a prestar suporte

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.