Página Inicial  > Como transformar seu negócio em sustentável
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Como transformar seu negócio em sustentável


De acordo com uma pesquisa feita pelo MIT e o Boston Consulting Group, 70% das mais de 2.000 companhias entrevistadas de todo mundo pretendem investir mais na área de sustentabilidade. Esse cenário global ocorre especialmente pelas mudanças que a sociedade sofre, visto que hoje as pessoas estão mais comprometidas com as questões sociais e vêm com bons olhos as empresas que também estão.

Um negócio é sustentável quando pensa em tudo e todos, isto é, planeja atividades, produtos, serviços e até ações de marketing levando em conta o bem estar da população e a conservação do planeta. A idéia pode parecer romântica, mas está extremamente atrelada aos lucros que a conservação do planeta trará para as empresas.

No caso das micro e pequenas empresas existem grandes vantagens em aplicar negócios sustentáveis. Confira abaixo cinco pensamentos que você deve ter em mente antes de transformar seu negócio em sustentável

1- Imagem
As empresas que estão investindo em sustentabilidade e transformando sua visão de negócio além de contribuir de fato com o meio ambiente e sociedade a sua volta ficam com uma excelente imagem. Isso ocorre porque ela mostra aos clientes e fornecedores que é uma companhia que tem a responsabilidade social como princípio.

2- Pensar sustentável
Não adianta optar pela sustentabilidade apenas porque todos estão falando e porque é preciso fazer igual, esse pensamento é superficial. A partir do momento que você encara um novo projeto com a mesma lógica dos antigos ele não dará certo como antes era esperado.
Invista em pesquisas e busque novos materiais e tecnologias, saiba sobre o ciclo de vida de seu produto, certifique-se de onde vem o material e se há como fazer o mesmo produto de maneira mais sustentável.

3- Informe-se
A partir do momento que você busca informações e cria uma consciência ambiental seu desejo por respeitar o meio ambiente e a sociedade passa a aumentar. Certifique-se também que seus colaboradores e fornecedores tenham conhecimentos sobre práticas e ações sustentáveis que podem ajudar o meio ambiente, como por exemplo, reduzir os gases do efeito estufa

4- Economia
Quando o negócio passa a ser sustentável seu custo inicial acaba sendo um pouco mais caro para aplicar a tecnologia, entretanto a manutenção é muito menor do que um negócio que não seja sustentável. Além disso, certas medidas podem ser tomadas, como não utilizar ar condicionado em dias mais frios, já que esses aparelhos emitem gases poluentes que contribuem com o efeito estufa.

5- Planeje
Para investir em sustentabilidade é preciso rever os processos, avaliar a matéria-prima utilizada e até mesmo os contratos que já foram assinados. Como as micro e pequenas empresas são menores, as alterações podem ser feitas mais rapidamente, portanto planeje suas mudanças.

Fontes: Ana Esteves, presidente da AMCE; Ana Ghislane, coordenadora do curso "Mudanças Climáticas e Sustentabilidade", do departamento de Engenharia Civil do CTC (Centro Técnico Científico) da PUC-RIO; Davis de Luna Tenório, presidente do Grupo Eco; e Dorli Terezinha Martins, consultora do Sebrae-SP.

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.