Página Inicial  > Vantagens e desvantagens do leasing
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Vantagens e desvantagens do leasing


São muitas as opções de crédito para os empreendedores, entretanto é preciso ter discernimento para escolher a modalidade mais adequada para o momento que seu negócio vive. Uma das opções que as Sociedades Arrendadoras oferecem é o leasing.

O leasing é quando o arrendatário, que costuma ser um banco, disponibiliza um bem que tem a capacidade de gerar lucros e se pagar sozinho. É o que afirma Osmar Roncolato Pinho, presidente da ABEL (Associação Brasileira das Empresas de Leasing). Cristina Helena Pinto de Melo, professora de Economia do curso de Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) completa a definição: "Ele funciona como um contrato de aluguel. O bem fica na propriedade da arrendadora e o pagamento das parcelas mensais é pelo direito de usar esse produto, seja ele uma máquina, um carro ou computador".

Uma das vantagens de optar pelo leasing, de acordo com os entrevistados ouvidos pelo Santander Empreendedor, é a dedução das parcelas pagas no imposto de renda. "Esses pagamentos são considerados como despesas e com isso o lucro fica reduzido, com o lucro apurado reduzido o cálculo de base do imposto também é", explica Cristina. A professora explica que o empreendedor não precisa declarar o bem, apenas a operação de leasing.

Entretanto, caso o empreendedor pense em comprar o produto no final do contrato, ele deverá lançar esse bem em suas declarações. "Na modalidade do leasing há duas opções. Uma delas é a pessoa ficar com aquele bem após o pagamento das parcelas, a outra é ela não optar pela compra", conta Cristina. A vantagem de quem escolhe não optar pela compra é que geralmente alguns equipamentos, como computadores, têm depreciação rápida e no final do acordo não terão valor econômico algum. "Dessa forma é a Sociedade Arrendadora que terá que fazer leilão dos equipamentos já que estes estão no nome dela", explica Cristina.

Outra vantagem para quem opta pelo leasing é que o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) não incide sobre a operação. "Em um financiamento normal ele já está embutido nas parcelas, no leasing não e as parcelas ainda são dedutíveis de imposto de renda", destaca Pinho. O cálculo do leasing sai mais barato que outros financiamentos, porque essa opção traz mais segurança à instituição financeira. "Caso a pessoa não pague as parcelas, a instituição poderá recolher o produto, além do empreendedor continuar com um saldo devedor que deverá ser quitado", explica Cristina.

Há ainda outro benefício, apontado pelo presidente da ABEL, a adequação dos pagamentos ao real fluxo de caixa da operação. "Se um empreendedor compra uma máquina de impressão gráfica com leasing, por exemplo, ela conseguirá se pagar, pois estará gerando renda. Com isso não será preciso investir capital próprio para compra de maquinários e outros produtos", exemplifica ele.

Cristina, entretanto, aponta uma desvantagem da operação. "O contrato de leasing não pode ser quitado antes do prazo mínimo, que varia de acordo com o bem adquirido entre um prazo de dois e três anos. Se em um ano o empreendedor quiser quitar a compra ele sairá do leasing para o financiamento e terá que recalcular as parcelas e valores finais". A professora destaca que o leasing é interessante quando não há perspectiva de quitar o bem antes do prazo mínimo.

Pinho aconselha os empreendedores que estejam interessados na opção em procurar uma sociedade de arrendamento para buscar aprovação do crédito. "Cada uma tem um grau de exigência diferente, portanto o empresário deve visitá-las e descobrir qual a melhor opção", afirma ele.

Na opinião de Cristina antes de optar por qualquer tipo de investimento é preciso observar o plano de negócios. "O ideal é que nesse plano esteja contemplado um espaço para financiamentos ou leasing. O empreendedor precisa verificar o que ele mais precisa, se é capital de giro ou algum outro aspecto, porque isso faz muita diferença na hora de analisar o conjunto", aposta ela.

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.