Página Inicial  > Doze dicas para fazer sua empresa ou site aparecer nas buscas online
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Doze dicas para fazer sua empresa ou site aparecer nas buscas online

Fonte: PC World
Seria muito fácil, mas não funciona assim. Você não pode simplesmente criar um site, sentar e esperar que apareçam visitantes em sua loja virtual. É preciso promover seu espaço na internet.

Estratégias como o uso de SEO (Search Engine Optimization - otimização do mecanismo de buscas) e anúncios pagos em ferramentas de busca, se feitos corretamente, podem fortalecer seu negócio online e o real.

SEO é a prática de modificar páginas da web para melhorar a sua visibilidade em resultados de ferramentas de busca. Caso sua empresa venda, digamos, produtos para canhotos, seu objetivo é listar no topo dos resultados de quem faz uma pesquisa usando as palavras-chave "acessórios para canhotos".

Se seu site não estiver entre os primeiros 30 resultados, de acordo com pesquisas, poucos visitantes irão clicar para acessá-lo. Para alcançar uma boa posição em uma ferramenta de busca, você precisa aprender a pensar como os robôs (também chamados de spiders e crawlers) que os programas de busca, como o Google, usam para e catalogar páginas da web.

Primeiro, aprenda a descrever seus produtos e serviços em seu website, usando palavras que seus possíveis clientes irão utilizar em uma pesquisa (a maioria das ferramentas de busca entende palavras e não imagens).

Por exemplo: computadores portáteis, nos Estados Unidos, são conhecidos por laptop; no Brasil, porém, estes equipamentos são popularmente chamados notebooks e é este termo que os internautas brasileiros mais usam quando querem informações a respeito deles.

Os robôs das ferramentas de busca dão destaque especial a certos aspectos de uma página da web, como seu título e cabeçalho. Então não desperdice esse potencial usando um título nada descritivo, como "Home Page da loja Online de Rick" (os robôs de busca não vão nem perceber isso).

Em vez disso, utilize um título mais detalhado que reforça o primeiro termo de busca usado no site, como "Canhotos, loja de acessórios, São Paulo, SP".

Links que apontam para o site da sua empresa que estejam em outros endereços na internet conceituados também podem aumentar seu ranking nos resultados das buscas. Vale entrar em contato com webmasters dos sites relacionados ao seu produto (mas não concorrentes, claro) para verificar a possibilidade de que a URL do seu site possa ser exibida lá.

Uma dica importante: contate-os de forma direta, via telefone, por exemplo, e deixe de lado irritantes e-mails não solicitados. Se você investir no spam, muitos destinatários simplesmente vão ignorar sua mensagem e, conseqüentemente, sua oferta.

E como você pode identificar um potencial parceiro de links como um site bem conceituado? Se você tem instalado em seu navegador da internet a ferramenta Google Toolbar, pode utilizar o recurso de PageRank, que classifica a popularidade de um site de zero (péssimo) a dez (ótimo).

Já para saber o que os seus visitantes buscam em seu site, monitore os acessos das páginas com ferramentas como o Google Analytcs, serviço gratuito que permite verificar informações como links mais clicados, origem das pessoas que tiveram acesso à informação, como os visitantes chegaram até seu site e que dados geraram melhor retorno durante períodos específicos.

Saiba que o conhecimento de tais informações é extremamente útil na hora de escolher palavras-chave ou mesmo na hora de investir em anúncios online.

Mas não espere por resultados instantâneos ao trabalhar com SEO. Os robôs precisam "passar o pente" por milhões de páginas da web, portanto você terá de aguardar três meses ou mais para ver os benefícios para sua página na internet. E depois de por em prática medidas básicas de otimização de buscas, não pare de buscar informações e se aprimorar.

Para quem lê em inglês, o Search Engine Optimization Forum (www.highrankings.com/forum) é realizado pela empresa de serviços SEO High Rankings, de Boston (Estados Unidos), e oferece muitas informações.

Outra opção (esta em português) é o site Marketing de Busca, que traz dicas e notícias sobre a otimização de buscas. E há vários programas (gratuitos ou de baixo custo) que podem ser obtidos na internet que auxiliam a obter um melhor desempenho em pesquisas online.

Ferramentas de propaganda
Se você não quer esperar alguns meses para os benefícios do SEO surgirem, considere então fazer campanhas publicitárias nas ferramentas de busca.

Esta ação pode aumentar o tráfego do site em um dia. O mais fácil e popular tipo de propaganda nesse caso são os textos publicitários pay-per-click (pague por clique, que no Brasil virou custo por clique).

Você escreve um texto publicitário curto que aparece próximo aos resultados da pesquisa, para termos específicos ou palavras-chave que forem digitados por alguém na ferramenta de busca. Então você paga por usuário que tenha clicado em seu anúncio e entrado em seu site.

De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela empresa Hitwise (que mede o tráfego na web), as ferramentas de busca mais populares são o Google (com uma fatia de 66%), Yahoo (21%) e MSN (5%).

Dada a dominância da primeira delas, propagandas de custo por clique no Google AdWords provavelmente trarão o maior número de visitantes ao seu site.

No entanto, lançar campanhas no Yahoo ou MSN irá aumentar a visão da sua iniciativa e talvez custe mais barato para determinadas palavras-chave de busca. Os custos podem variar de centavos a alguns reais por clique, dependendo da demanda da propaganda por palavra-chave.

O termo "notebook", por exemplo, estava cotado a 2,43 centavos por clique no dia 11 de junho de 2008. Você também pode estabelecer um valor máximo mensal ou semanal que deseja gastar, para não ter problemas e estourar seu orçamento.

Montar sua campanha publicitária de links patrocinados é como escrever um classificado de duas linhas com um título. Escolha sua frase e palavras-chave com cuidado, para atrair os visitantes que deseja. Teste diversos anúncios para determinar qual funciona melhor com seu produto.

Finalmente, se você vende apenas localmente, não perca dinheiro anunciando em todo o país. Use as características de localização do serviço para restringir as propagandas aos visitantes de áreas limitadas, como sua cidade ou Estado.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (1) Total  
  • Atualmente 4.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.