Página Inicial  > O que é crédito?
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

O que é crédito?

Fonte:  Sebrae


Conforme indicam as pesquisas e a experiência do Sistema Sebrae, uma das maiores demandas nos pontos de atendimento é de informações sobre o crédito. Assim, se faz necessário compreender melhor este termo, de forma a esclarecer ao cliente o seu real significado.

Ninguém confia em um desconhecido, em uma pessoa que acabou de conhecer ou com poucas informações disponíveis. Para que confiemos nas pessoas, físicas ou jurídicas, precisamos conhecê-las.

E para conhecê-las, precisamos basicamente de duas coisas: tempo e informação.

A confiança é um sentimento, uma convicção que se constrói ao longo do tempo, a partir de acontecimentos e experiências reais, da pontualidade, da honestidade de propósitos, do cumprimento de regulamentos e compromissos assumidos.

A palavra crédito tem sua origem no latim, creditu e apresenta, além do sentido de confiança, os seguintes significados:

  • Segurança de que alguma coisa é verdadeira; confiança;
  • Boa reputação; boa fama, consideração;
  • Facilidade de obter dinheiro por empréstimo ou abrir contas em casas comerciais;
  • Facilidade de conseguir adiantamentos de dinheiro para fins comerciais, industriais, agrícolas, etc.;
  • Soma posta à disposição de alguém num banco, numa casa de comércio, mediante certas vantagens;
  • Direito de receber o que se emprestou;
  • Troca de bens presentes por bens futuros.

Conforme se percebe, o termo é empregado nas mais diversas situações cotidianas, permeando as relações estabelecidas entre as pessoas e as organizações.

Quando uma instituição financeira negocia valores e condições com algum cliente, sob a promessa de recebimento do valor principal acrescido dos juros da operação, se estabelece uma relação de confiança do cumprimento do acordo. Assim, um cliente pode ter crédito (boa reputação) em um determinado agente financeiro de seu relacionamento, mas isto não implica, necessariamente, que ele consiga financiar sua atividade empresarial, por envolver outros aspectos da análise de crédito.

Deste modo, a terminologia crédito, no mercado financeiro, tem um significado mais amplo, que envolve além da boa reputação, relações de empréstimos / financiamentos entre agentes financeiros e clientes.

O termo Serviços Financeiros é mais abrangente por envolver, além do crédito (empréstimo / financiamento), outras prestações de serviços bancários, como seguros, contas correntes, poupanças, aplicações, troca de recebíveis, entre outros.

O termo acesso ao crédito é utilizado no Sistema Sebrae como acesso a  serviços financeiros.

Mais informações sobre serviços financeiros para micro e pequenas empresas, acesse www.uasf.sebrae.com.br

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.