Página Inicial  > Planejamento eficaz de feira comercial
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Planejamento eficaz de feira comercial

Adaptado de conteúdo extraído do American Express® OPEN Small Business Network

Exibir em feiras comerciais, exposiçőes, convençőes, exposiçőes e outras exibiçőes proporciona oportunidades únicas de vendas, que também podem ajudá-lo a gerar novas oportunidades, encontrar fornecedores, verificar a concorrência, fazer um pouco de marketing e conseguir publicidade. Em resumo, você pode realizar em uma feira comercial o que levaria semanas ou meses para atingir se ficasse em casa. E isso poderá até poupar-lhe dinheiro – de acordo com o CEIR (Center for Exhibit Industry Research), custa 62% menos fechar um contrato oriundo de uma feira comercial comparado com um originado em campo.

Porém, para realizar o que foi mencionado acima, você precisa planejar cuidadosamente. Isso significa escolher a exposição correta, estabelecer objetivos claros, criar uma exposição eficaz e promover sua imagem. Tudo isto antes mesmo que você chegue à exposição! Clique nos temas a seguir para saber mais sobre como tirar o maior proveito de sua experiência em feiras comerciais.

Escolha a feira comercial certa

Com milhares de feiras comerciais organizadas anualmente, escolher aquela que lhe renderá os maiores benefícios pelo seu investimento em tempo e dinheiro poderá ser desencorajador.

Comece sua pesquisa procurando feiras comerciais que correspondam ao seu produto ou serviço. Na Internet, você poderá experimentar uma das páginas de busca de ferias comerciais, inclusive

Trade Show News Network

Outra fonte para pesquisar sobre ferias comerciais em sua área é a associação do comércio e da indústria, pois muitas ferias comerciais e convençőes são patrocinadas por grupos industriais.

A seguir estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer a escolha certa:

Não escolha apenas pelos números

Grandes multidőes em ferias comerciais podem, na verdade, ser uma perda de tempo, caso não incluam pessoas que sejam compradores ou clientes potenciais de seu produto ou serviço. Observe atentamente as estatísticas de feiras de anos anteriores para ajudá-lo a avaliar se os visitantes correspondem ao seu perfil de cliente. O gerente da feria comercial deverá estar apto a fornecer-lhe estes dados.

Peça ajuda a seus clientes

Converse com seus clientes para descobrir que ferias comerciais eles freqüentam, pois as feiras que satisfazem suas necessidades provavelmente serão freqüentadas por outros clientes em potencial. Você pode, também, conversar com seus concorrentes para descobrir que exposiçőes eles acharam mais úteis.

Verifique tudo com antecedência

A melhor forma de avaliar uma feria comercial é dar uma olhada em primeira mão. Antes de assinar contrato, vá até a feira como visitante. A feira é dinâmica e interessante? As pessoas passeando pela feira são clientes em potencial? Quem são os outros expositores e aonde seu produto/serviço se encaixaria nessa diversidade? Converse com as pessoas e fique de olhos abertos.

Avalie tudo cuidadosamente

Uma vez que você disponha de uma lista de possibilidades, faça estas perguntas para determinar se a feira é adequada aos seus objetivos:

  • É de tamanho suficiente como amostra representativa de clientes potenciais e fornecedores – mas não tão grande ao ponto de você concorrer com os gigantes de sua área?

  • É o local certo, geograficamente, para atrair seus clientes – sejam eles locais, regionais, nacionais ou internacionais?

  • Está programada para um período em que você pode atender às novas empresas atraídas e dar atenção às novidades?

  • Os promotores da feria comercial são confiáveis e a comissão organizadora tem uma história de sucesso comprovada?
Não espere até o último minuto

Algumas ferias comerciais populares lotam rapidamente. Se você esperar demais, pode acabar em uma fila de espera. E mais, quanto mais cedo você se inscrever para uma feira, mais chances terá no que se refere a encontrar um bom local para seu estande.

Voltar ao início

Estabeleça objetivos claros

Para aproveitar ao máximo o tempo, o dinheiro e a energia investidos em participar de uma feria comercial, é vital que você defina qual seu objetivo em estar ali e que estipule metas mensuráveis. Tudo o que você fizer antes, durante e depois da feira deverá ser avaliado a fim de constatar se isso contribui para atingir estas metas.

Possíveis metas das ferias comerciais

A seguir estão algumas razőes por que as empresas participam de ferias comerciais. Suas metas podem incluir várias destas ou outras que sejam importantes para sua pequena empresa:

  • registrar pedidos comerciais
  • pesquisar a concorrência
  • identificar tendências
  • gerar contratos de vendas futuras
  • fazer sua lista de correspondências com nomes qualificados
  • achar fornecedores melhores ou mais baratos
  • fortalecer laços com clientes atuais
  • conseguir divulgação
  • provocar interesse em torno de um novo produto
  • aumentar a visibilidade da empresa dentro do setor
Certifique-se de equipar seu stand com propriedade e inteligência

Você não pode fazê-lo sozinho. Não importa qual a sua meta, você precisará de pelo menos uma pessoa para "tomar conta" quando você sair do stand para descansar ou sondar a concorrência. Uma boa regra prática é ter dois funcionários a cada 100 metros quadrados de espaço da feira. Seu pessoal deverá estar bem trajado, bem preparado, ser amigável e experiente. Eles devem entender suas metas e conhecer sua participação para atingi-las. Se você não tiver funcionários com carteira assinada, contrate parentes, amigos ou estagiários.

Focalize sua mensagem

Selecione apenas duas ou três idéias principais que queira transmitir na exposição e treine a si próprio e a sua equipe "para se concentrarem na mensagem". Planeje seus gráficos, propaganda pré-feira, literatura e anúncios da programação da feira em torno de sua mensagem.

Elabore um orçamento

Assim que souber em que feira participará e quais são os seus objetivos, elabore um orçamento. Sem um orçamento, as despesas poderão rapidamente fugir ao controle (compras no impulso de última hora que animam seu estande, por exemplo) e acabar com seus planos tão bem definidos. Uma regra básica é que suas despesas com locação deverão representar cerca de um quarto de seu orçamento geral. Por isso, quando você souber quanto pagará pelo aluguel do espaço, multiplique por quatro para ter uma idéia superficial de suas despesas, excluindo os custos com pessoal.

Voltar ao início

Crie uma exposição eficaz

A localização e a aparência de seu stand terão impacto no sucesso de sua feria comercial. Utilize estas dicas para ajudá-lo.

Invista num local com grande circulação de pessoas

Não deixe de observar o planejamento do pavilhão antes de escolher seu local. O trânsito de pedestres é mais intenso em certas áreas de um típico pavilhão de feria comercial. Procure locais próximos a entradas, praças de alimentação, banheiros, auditórios ou perto dos principais expositores. Tente evitar corredores sem saída, docas de descarga, colunas obstrutivas ou outras regiőes de pouco trânsito.

Considere compartilhar um estande

Novos expositores freqüentemente conseguem os locais menos desejáveis. Outra opção é dividir um estande bem localizado com um colega do mesmo ramo de negócios. Converse com seu representante de vendas ou tente aliar-se a um expositor estabelecido cujos produtos ou serviços complementem os seus.

Enalteça os sentidos

Certifique-se de que as pessoas que visitarem seu estande possam experimentar seu produto ou serviço. Permita que o toquem, vejam, sintam, ouçam ou provem. Está vendendo travesseiros decorativos? Exiba-os em posição apropriada e tenha amostras que os compradores possam tocar. Você desenvolveu um novo pacote de software? Não deixe de ter vários terminais de computadores disponíveis para que os visitantes possam testar o pacote.

Simplifique

Não exagere com fotos no estande. Uma fotografia grande que possa ser vista de longe pode ter um impacto maior do que muitas fotos menores. Um único slogan interessante que descreve seu negócio pode dizer mais do que longos blocos de texto.

Truques publicitários funcionam

Truques publicitários e brindes também atraem mais pessoas ao seu estande. Organize uma competição; providencie uma sonora demonstração de produtos; distribua balas; contrate uma massagista e ofereça massagens lombares gratuitas. Basta certificar-se de que o truque publicitário combina com a imagem da sua empresa e as percepçőes de seus clientes.

Voltar ao início

Promova sua imagem

Lembre-se de que o melhor planejamento da feria comercial falhará se ninguém souber que você está ali. O CEIR estima que cerca de três quartos dos visitantes de feiras sabem que exposiçőes querem ver antes de chegarem à feira. Uma promoção intensiva pré-feira informará seus clientes e prospectos sobre sua exposição. Estas dicas ajudarão.

Utilize telefones

Um mês a seis semanas antes da feira, comece a ligar para seus melhores clientes e prospectos para agendar reuniőes. Muitas pessoas chegam a uma exposição com uma agenda apertada e têm pouco ou nenhum tempo para outros estandes, por isso é importante ser parte de suas agendas o mais cedo possível. Não deixe de confirmar todos os agendamentos telefônicos mais ou menos uma semana antes da feira.

Envie malas diretas

A comissão organizadora da feira permitirá freqüentemente que você adquira uma lista de malas diretas de visitantes pré-cadastrados. Experimente uma mala direta pré-feira simples focalizando um ou dois benefícios ao visitar seu estande. Inclua informaçőes de contato da exposição, inclusive o número de seu estande.

Utilize a imprensa

Distribua impressos para publicaçőes comerciais e jornais locais que farão a cobertura do evento. As divulgaçőes deverão salientar algo que seja digno de notícia sobre sua exposição – a apresentação de um novo produto ou uma demonstração especial, por exemplo. Você também quer preparar vários kits de material promocional para a feira e certificar-se de que fiquem na sede da imprensa para que os repórteres possam vê-los.

Cuidado com as publicaçőes da exposição

Anunciar em publicaçőes distribuídas apenas na feira pode ser caro e ineficaz. Essas publicaçőes freqüentemente têm pouco destaque e se perdem no amontoado de papéis que proliferam sobre os visitantes de ferias comerciais.

Voltar ao início

Planeje sua estratégia de acompanhamento

A hora de planejar sua estratégia de acompanhamento é antes que a exposição comece. Dessa forma, você pode atingir prospectos com sua mensagem de acompanhamento enquanto a exposição ainda estiver recente em sua mente. A seguir estão alguns pontos que você deve saber sobre acompanhamento.

Torne o acompanhamento uma prioridade

De acordo com o CEIR, 80% das contrataçőes em feiras não tem acompanhamento. Faça do acompanhamento a prioridade número um após a feria comercial, prevalecendo sobre praticamente qualquer outra coisa – inclusive a atualização naquilo que perdeu enquanto esteve fora do escritório.<br/>.

Elabore sua mala direta de acompanhamento antes da exposição

A mala direta pós-feira pode ser simples como uma nota de agradecimento ou uma brochura com uma nota de capa. Elabore-a e mande imprimir antes de sair para a exposição, de forma a poder enviar a correspondência logo ao retornar.

Qualifique as prioridades durante a feira

Classifique suas contrataçőes por nível de relevância e interesse e baseie seus esforços pós-exposição nestas prioridades. Ligue para seus principais prospectos dentro de uma semana após o término da feira – quanto mais tempo você os deixar esperando, menos interessados ficarão. Mande a todos os outros clientes algum tipo de mala direta de acompanhamento.

Cumpra suas promessas

Certifique-se de cumprir as promessas feitas em seu estande. Tenha à mão bastantes brochuras e folhetos de produtos antes da feira, de modo a poder fornecer as informaçőes solicitadas imediatamente.

Voltar ao início

Direitos autorais e cópia; 1995-2016, American Express Company. Todos os direitos reservados.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.