Página Inicial  > Microcrédito: alternativa para empreendedores
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Microcrédito: alternativa para empreendedores

Fonte: Banco Real Grupo Santander

Texto de Fabio Boasorte, Superintendente de Microcrédito, Banco Real

Paulo Cordeiro de Souza, morador de Heliópolis, a maior comunidade de baixa renda da periferia de São Paulo, precisava de um empréstimo para aumentar e diversificar o estoque de sua mercearia. Sem acesso a serviços bancários e sem querer fazer negócio com agiotas, Souza tomou conhecimento da RealMicrocrédito, o programa do Banco Real criado para conceder empréstimo a pequenos empreendedores, e assim, ele se tornou nosso primeiro cliente nessa área. O microcrédito foi inspirado na bem-sucedida experiência do economista Mohammad Yunus, relatada no livro "O banqueiro dos pobres". Yunus criou em Bangladesh um banco para emprestar pequenas quantias a pessoas de comunidades de baixa renda. Ao ler o livro, um de nossos executivos ficou entusiasmado com a possibilidade de atender à enorme parcela da população brasileira excluída do sistema bancário tradicional.

Fomento à economia local

Criada em parceria com a Acción Internacional, ONG que trabalha com microfinanças ao redor do mundo, a RealMicrocrédito começou a atuar em 2002, na favela de Heliópolis. Aos poucos, ela foi levada a outras regiões de baixa renda, sempre com o propósito de fomentar a economia local. Nosso enfoque é o crédito produtivo orientado, ou seja, empréstimos que auxiliam famílias de baixa renda a exercerem atividades econômicas rentáveis, capazes de gerar benefícios para a comunidade.

Um jeito diferente de atuar

Para chegar até os clientes, a RealMicrocrédito atua de uma maneira diferenciada. São montadas unidades junto às agências do Banco. Agentes de crédito especialmente treinados visitam pessoalmente os interessados, prestando um atendimento personalizado.

Parcerias para o desenvolvimento

O Banco Real também faz parcerias com ONGs e associações comunitárias e de desenvolvimento local. Como em Caruaru - PE (Pernambuco), onde, por meio da parceria com a associação dos comerciantes da tradicional feira de artesanato da Sulanca, financiamos aos vendedores a construção de barracas de alvenaria, uma exigência da prefeitura do município.

Assessoria para o crescimento

Uma característica do microcrédito é o suporte ao desenvolvimento do negócio. E, nesse ponto, o agente de crédito tem um papel fundamental. Ele contribui diretamente para tirar pessoas da informalidade e gerar riquezas dentro da comunidade.
Em visita ao cliente, o agente procura entender como o recurso será aplicado. Faz a avaliação socioeconômica e assessora o empreendedor em questões básicas, como a organização do fluxo de caixa.
Usando seu conhecimento sobre atividade bancária, ele auxilia no cálculo do custo e do preço de venda, orienta na organização de documentos e registros e até na identificação de oportunidades.

O que financiamos

Os empréstimos são concedidos a microempreendedores, como costureiras, borracheiros, vendedores de cosméticos, eletricistas e proprietários de pequenos comércios. Estão disponíveis linhas para capital de giro, compra de estoques (materiais e matérias-primas) e aquisição de máquinas de costura, ferramentas, injetoras e outros equipamentos. Também são financiadas pequenas obras e reformas. É possível recorrer ao microcrédito para construir um cômodo na residência para o trabalho ou reformar barracas, por exemplo.

Locais

A RealMicrocrédito está presente em vários bairros da Grande São Paulo, na Baixada Fluminense, e em quase todas as capitais do Nordeste.
Para conhecer o posto de atendimento mais perto de você, ligue:

  • São Paulo e Grande SP: (11) 3553-4080
  • Demais Regiões: 0800 723 4499
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (2) Total  
  • Atualmente 4.5/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.