Página Inicial  > Redija um press release bem-sucedido
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Redija um press release bem-sucedido

Adaptado de conteúdo extraído do American Express® OPEN Small Business Network

Um press release é uma das maneiras principais pelas quais você pode comunicar notícias sobre a sua empresa à mídia. Repórteres, editores e produtores são ávidos por notícias e geralmente dependem de releases para receber dicas sobre produtos novos e incomuns, tendências de empresas, dicas e outros desenvolvimentos. Na verdade, a maioria de o que você lê nos jornais, revistas ou publicações de negócios, ouve na rádio ou vê na televisão originou-se em forma de press release. Infelizmente, o editor habitual recebe centenas de press releases por semana, a grande maioria dos quais acaba sendo " arquivado".  O seu desafio é criar um release que faz o jornalista querer saber mais e descobrir que sua história vale a pena ser contada.

Use essas 10 dicas para redigir um press release que será notícia.

Use uma manchete para chamar a atenção do repórter

A manchete faz o seu release se destacar. Faça uma chamada curta, atraente e descritiva; em outras palavras, use algo como "Fulano nomeado o homem do ano" em vez de "Fulano recebe um prêmio".

Coloque a informação mais importante no começo

Esta é uma regra consagrada do jornalismo. O repórter deve ser capaz de dizer do que trata o release já nos dois primeiros parágrafos. Na verdade, provavelmente só eles serão lidos. Portanto, não esconda a boa informação. Lembre-se dos "5 W's e do H", faça com que o seu release responda as perguntas quem (who); o que (what); quando (when), onde (where); por que (why) e como (how).

Evite alegações exageradas e não comprovadas

Um escritor pode perceber uma conversa fiada à distância. Em vez de fazer declarações exageradas, forneça informações reais, úteis. Encontre maneiras legítimas para definir você e sua empresa separadamente e destaque esses pontos. Para promover seu negócio, redija um release que responda a perguntas sobre o seu negócio, em vez de um texto que oferece apenas afirmações gerais de como sua empresa é grande ou interessante sem dizer por que.

Seja rápido e vá direto ao ponto

Use uma linguagem que animará o leitor sobre suas novidades tanto quanto você. Se o seu release for sem graça ou vago, eles podem supor que você não valerá uma boa entrevista.

Faça um release de, no máximo, duas páginas.

Em ocasiões raras, você pode optar por uma terceira página se for necessário oferecer detalhes importantes. De qualquer forma, se não puder passar sua mensagem em duas páginas, não estará sendo objetivo.

Inclua um contato

Não se esqueça de colocar no release o nome de uma pessoa que o jornalista poderá contatar para mais informações. Essa pessoa deverá estar informada sobre todas as notícias do release, e deverá estar pronta para responder perguntas. Emita o release em papel carta de sua empresa, pois parecerá profissional e dará ao redator uma outra forma de abordar sua empresa.

Use pouquíssimos jargões

Se você estiver numa área técnica, tente não usar termos técnicos. Muitos repórteres não são íntimos de sua empresa ou atividade como você é. O idioma simples, não o jargão, comunica melhor a sua história.

Realce os benefícios

Isso cai na categoria de "não diga, mostre".  Evite dizer que algo é "exclusivo" ou "o melhor " Em vez disso, mostre como as pessoas irão se beneficiar, ou seja, economizar tempo,dinheiro, tornar a vida mais fácil etc.

Seja específico e detalhista

Marcia Yudkin, autora de "Six Steps to Free Publicity" chama isso de síndrome de "Sim, mas o que é isso?". O leitor tem que ser capaz de visualizar um novo produto, ou saber como um novo serviço funciona. Se tiver dúvidas, faça com que alguém que não está familiarizado com seu produto ou serviço leia o release e peça para que ele descreva o que você está tentando anunciar. É melhor usar bem mais detalhes do que bem menos. Portanto, como Yudkin observa, "Em vez de... o novo livro do Jackson contém informações destinadas a beneficiar qualquer investidor do mercado de ações, ' escreva, 'o novo livro do Jackson contém sete princípios de análise de mercado que permitem que mesmo os investidores ocasionais escolham ações rentáveis.' Até melhor, descreva dois dos sete princípios diretamente no release."

Revisão

Quando terminar seu press release lembre-se de revisá-lo para corrigir erros de digitação. Se você não é bom em ortografia ou gramática, dê o release a um amigo ou colega que é bom nisso. Se o seu release parecer desleixado e sem cuidado, pensarão o mesmo de você.

Direitos autorais e cópia; 1995-2016, American Express Company. Todos os direitos reservados.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (1) Total  
  • Atualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.