Página Inicial  > Prêmios: Como ser justo
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Prêmios: Como ser justo

Adaptado de conteúdo extraído do American Express® OPEN Small Business Network

Os prêmios podem ser uma ótima ferramenta de motivação, mesmo para os empregados de uma empresa muito pequena. Também podem ser um desperdício de dinheiro. O modo como são planejados e administrados é que faz a diferença.

Prêmios administrados adequadamente reforçam o comportamento que levará ao sucesso, recompensando as pessoas por sua contribuição específica à empresa. A distribuição inadequada dos prêmios resulta em insatisfação daqueles que esperam um bônus mas não estão felizes com o que recebem.

Estabeleça objetivos

Para obter o máximo dos prêmios, associe-os a objetivos claramente estabelecidos. O início do ano é um bom momento para estabelecer objetivos. Que devem ser concretos, viáveis e fundamentais para o crescimento da sua empresa. As etapas seguintes ajudarão a estabelecer bons objetivos para prêmios:

  • Estabeleça os objetivos com os funcionários

    Freqüentemente, os funcionários são a melhor fonte de informação sobre quais objetivos específicos do trabalho contribuirão para aumentar a produtividade, o pronto atendimento ou outras metas da empresa. Envolver os funcionários na escolha dos objetivos afastará ressentimentos advindos da imposição destes por parte da administração.

  • Reavalie os objetivos freqüentemente

    Faça isto, no mínimo, na metade do ano para garantir que os objetivos ainda fazem sentido e que os empregados estão na rota certa. Grandes empresas tendem a ter objetivos concretos, mas empresas menores deixam esta informação passar despercebida.

  • Estabeleça objetivos específicos e mensuráveis

    Não estabeleça metas como "Executar melhor uma tarefa, " pois uma meta geral não instrui um funcionário sobre quais etapas executar. Um exemplo de meta construtiva é "aumentar o tempo de resposta nas chamadas do cliente em um terço" ou "reduzir as reclamações do cliente em 50%."

  • Estabeleça objetivos que comprometam os funcionários com o sucesso da empresa

    Não considere que os prêmios devam ser associados automaticamente ao aumento de vendas ou mesmo à lucratividade. Por exemplo, em um determinado ano pode ser mais importante para a empresa reduzir custos ou aumentar a visibilidade. Associe os prêmios aos objetivos críticos em lugar dos tradicionais.

  • Certifique-se de que os objetivos dos funcionários sejam atingíveis

    A maioria das pessoas tende a estabelecer objetivos muito altos, e, com o tempo, isto provoca a frustração e a falta de motivação do funcionário, o que destrói o valor de estabelecer metas.

Outras razões para conceder prêmios

Se você não estabeleceu metas com seus funcionários em janeiro, isso não significa que você não poderá pagar prêmios este ano. Existem várias razões que você pode querer considerar ao pagar prêmios de fim de ano para seus trabalhadores. De acordo com Ted A. Hagg do Ableman Management Services, um serviço de consultoria financeira e gerencial para indivíduos e pequenas empresas, localizado na cidade de Nova Iorque, você ainda pode tomar uma decisão educada no final do ano, se fizer as seguintes perguntas:

  • Posso arcar com as despesas dos prêmios?

    É compreensível não estar em condições de dar prêmios todo ano. Se você não teve lucro, por exemplo, os prêmios são inadequados.

  • Quero manter os funcionários que eu tenho?

    Os prêmios são uma ferramenta para atrair e manter bons empregados. Se estiver preocupado com a possibilidade de perder alguém para a concorrência, você deverá considerar isso na sua decisão.

Quanto pagar

Não há regras prontas e rígidas, exceto que você deve estabelecer prêmios justos entre grupos de mesmo nível e sempre ter a justificativa do desempenho para os prêmios. Os funcionários discutirão os prêmios, e se não for eqüitativo, provavelmente gerará conflitos ou processos.

Quando distribuir bônus, certifique-se de explicar as razões para eles. Essas razões devem ser objetivas, mensuráveis e orientadas ao desempenho. Quando distribuir prêmios, deixe bem claro que um bônus é algo adicional que pode não estar sempre disponível. Deixe o mais claro possível o fato de que você os está recompensando pelas realizações deste ano e que os prêmios estão disponíveis com base no desempenho da empresa somente neste ano.

Aspectos dos prêmios

O final do ano não é o único momento em que os prêmios podem ser distribuídos. Alguns empresários acreditam que, dando prêmios ou não, você também deveria fornecer remunerações periódicas por trabalhos bem feitos. Freqüentemente, os contadores distribuem os prêmios ao final do período de recolhimento de impostos, outros empresários distribuem bônus ao término de uma grande tarefa ou período de muito trabalho para demonstrar agradecimento pela dedicação e empenho dos funcionários.

Até mesmo um pequeno prêmio de USR$ 50 demonstra aos funcionários seu reconhecimento pelo empenho deles. Se não tiver muito dinheiro extra para distribuir, um pequeno bônus em forma de tempo livre pode funcionar.

Algumas pessoas acreditam que pagar todos os prêmios no final do ano não é uma boa idéia. Segundo David H. Bangs Jr., autor de "Passos inteligentes para escolhas inteligentes" (Upstart Publishing Company), as gratificações de final de ano podem criar a síndrome “a minha é maior que a sua” na sua companhia. Bangs recomenda conceder as gratificações logo que as metas sejam atingidas.

Quando estiver distribuindo gratificações, durante ou no final do ano, não esqueça as pessoas dos bastidores, que fizeram grandes pedidos, apresentações bem-sucedidas para os clientes etc. A equipe administrativa é fundamental para fazer com que todas as outras funções da empresa operem naturalmente. Recompense-a por isso.

Bob Adams, autor de "O começo inteligente dos pequenos negócios" (1996) e presidente da Adams Media Corp., contribui para esta história.

Direitos autorais e cópia; 1995-2016, American Express Company. Todos os direitos reservados.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.