Página Inicial  > Modelos de comunicados de imprensa
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Modelos de comunicados de imprensa

Adaptado de conteúdo extraído do American Express® OPEN Small Business Network

Anúncio de evento

Se sua empresa pretende promover algo especial, não deixe de avisar a imprensa. Pode ser uma grande inauguração, uma aula especial ou o lançamento de uma nova linha de produtos. Na realidade, muitos eventos são organizados simplesmente para criar notícia e obter cobertura de mídia para a empresa. Pense em pré-estréias de filmes, realizadas principalmente para gerar publicidade.

Ao escrever seu anúncio de evento, lembre-se de incluir um motivo para que os repórteres compareçam. Pode ser uma cerimônia em que você dê algo à cidade, a participação de uma celebridade ou uma demonstração especial. Tente torná-lo fotogênico, já que uma imagem vale mais que mil palavras.

Se possível, envie um release antes do evento e outro após o evento, com fotografia do que aconteceu. Isso lhe dará um segundo lance de cobertura.

No modelo de release que pode ser acessado no link abaixo, a Casa de Peixes do Angelo está anunciando um evento especial. Note como o "alerta de mídia" (detalhes do evento que podem interessar a jornais, estações de rádio e equipes de televisão) é inserido no início e destacado do corpo do texto:

Modelo de anúncio de evento

Release de novo produto ou serviço

Releases de novos produtos estão entre os tipos de comunicados de imprensa mais comuns. Você pode utilizá-los para anunciar seu produto à imprensa, como também enviá-los a seus clientes para informar-lhes sobre o lançamento.

Seja cuidadoso e evite propaganda enganosa neste tipo de release. Convém explicar em linguagem de fácil compreensão o que seu produto ou serviço faz. Também é preciso enfatizar seus benefícios e sua USP (Unique Selling Proposition, Proposta exclsiva de vendas). Em outras palavras, garanta que seu produto se destaque da concorrência.

Se você for enviar este tipo de release a uma publicação comercial que vise um público empresarial específico, enfatize os benefícios técnicos na linguagem comum desse segmento de mercado. Porém, se visar um público mais genérico, reduza ao máximo o jargão.

No modelo de release de novo produto que pode ser acessado no link abaixo, é importante observar o ritmo – como o release apresenta as informações. O título e o subtítulo capturam a atenção do jornalista com poucas palavras. O parágrafo introdutório vai direto ao ponto da notícia. As citações reforçam o tema do release. O parágrafo seguinte fornece informações detalhadas, enfatizando outros benefícios do produto:

Modelo de release de produto ou serviço

Release pessoal

Ao contratar um novo gerente ou outra pessoa importante, você pode enviar um release de notícia para anunciar o acontecimento. Muitos jornais locais e publicações destinadas ao segmento contêm colunas de "novas contratações". Também pode ser gratificante para os novos funcionários ver que a empresa para a qual acabaram de entrar está tão contente de tê-los consigo que enviou um comunicado de imprensaf.

Em um release pessoal, o foco deve estar sobre QUEM está sendo nomeado, O QUÊ a pessoa fará na empresa, POR QUE sua contratação é importante e O QUÊ a pessoa já fez em sua vida profissional.

Personalize as informações para a publicação para a qual o release está sendo enviado. Por exemplo, se este tipo de release for enviado para um jornal local, convém incluir a cidade de residência da pessoa que está sendo contratada e outros dados pessoais. Esse tipo de informação não será importante se o release se destinar a uma publicação voltada ao segmento de mercado, que poderia apreciar informações sobre associações das quais o contratado faz parte.

Neste exemplo, a FlagBenders USA contratou um novo vice-presidente de vendas que irá supervisionar a expansão nacional da empresa. Observe como o release vai além da simples contratação e como mostra seu impacto:

Modelo de release pessoal

Releases de dicas/palpites

As pessoas adoram listas e a mídia não é exceção. Basta observar a popularidade da Lista dos 10 Mais do David Letterman. Releases que focam em dicas e palpites podem funcionar muito bem para posicionar você ou sua empresa como autoridade. Elas são fáceis de redigir, divertidas de ler e têm uma boa chance de capturar a atenção de um editor.

Mantenhas suas dicas focadas e não deixe de enfatizar os benefícios. Um padeiro pode ajudar as pessoas a comprar o bolo perfeito; um consultor de telecomunicações pode sugerir 10 maneiras de as empresas diminuírem os custos em chamadas de longa distância; uma tinturaria pode dar dicas de como remover certas manchas difíceis.

No release apresentado no link abaixo, uma organizadora de casamentos sugere 5 questões a considerar para comprar um presente de casamento. Esse release poderia ser enviado a jornais, revistas, programas de TV e estações de rádio na época mais comum dos matrimônios: por volta de maio. As dicas são breves e práticas e podem ser reimpressas quase que literalmente. Além disso, as citações funcionam como "fisgadas sonoras" e demonstram que o autor poderia render uma boa entrevista para uma estação de rádio ou televisão. A "Nota a editores" ao final reforça que o autor está disponível para entrevistas:

Modelo de release de dicas e palpites

Release de comentário

Um recente desenvolvimento de notícia pode ter um impacto sobre seus cliente, e você pode lançar mão de um comunicado de imprensa para declarar sua posição e mostrar como a sua empresa responderá a tais eventos. Embora esse tipo de release não vá, necessariamente, levar alguém a escrever especificamente sobre a sua empresa, ele aumentará as chances de um repórter ligar para você em busca de uma declaração ou informação que fará parte de um artigo mais amplo.

Você pode usar esse tipo de release para posicionar-se como especialista. Se você administrar uma escola de ensino de informática, poderá ser conveniente emitir um release comentando sobre uma nova versão de sistema operacional; um consultor de assistência médica em domicílio poderia comentar sobre uma nova legislação para seguro-saúde. Ele também pode ser útil quando um veículo estiver procurando um ângulo local para uma estória nacional – eles gostam de mostrar como eventos globais afetam empresas locais. Por exemplo, se você administrar uma empresa de importação/exportação, poderá ser o indicado para comentar sobre os efeitos de um novo acordo de comércio internacional.

Neste exemplo, a The Green Way, que implementa programas de reciclagem para corporações, enviou um release comentando sobre uma nova lei ambiental. Embora a empresa não tenha nada a ver com a redação da legislação, está querendo demonstrar sua experiência para que os repórteres que venham a escrever sobre a nova lei a procure para material e as empresas que precisam cumprir as normas considerem a Green Way como realmente especializada:

Modelo de release de comentário

Direitos autorais e cópia; 1995-2014, American Express Company. Todos os direitos reservados.

 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (1) Total  
  • Atualmente 4.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.