Página Inicial  > Defina metas para seus funcionários
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Defina metas para seus funcionários

Adaptado de conteúdo extraído do American Express® OPEN Small Business Network

A definição de metas para funcionários é essencial para um gerenciamento de recursos humanos eficiente.

Há uma série de motivos para definir metas para funcionários. As metas podem guiar os empregados de acordo com os propósitos de seu negócio, aumentando as possibilidades de sucesso nas metas a curto e longo prazo, por meio de esforços conjuntos, além de promover a motivação entre eles. A definição de metas para funcionários também é uma parte importante do processo de avaliação e do programa de bônus, pois se não houver metas, não há como medir os avanços.

Para funcionar de modo eficiente, tais metas devem ser claras e de fácil compreensão. Cada uma delas deve ser concreta, atingível e essencial para o desenvolvimento de seu negócio. As dicas abaixo ajudarão na definição de boas metas:

Estabeleça metas com seus funcionários

Os funcionários são as melhores fontes de informações sobre a influência das metas no aumento da produtividade, na receptividade ou nos resultados esperados, de modo geral. O envolvimento dos funcionários na definição de metas também elimina o risco de ressentimentos que possam surgir diante de imposições.

Reavalie os objetivos com freqüência

Faça uma reavaliação, no mínimo, seis meses ao ano para garantir que as metas permaneçam relevantes e que os funcionários estão no caminho certo.

Estabeleça objetivos específicos e avaliáveis

Não estabeleça metas como "melhorar a execução do trabalho, " pois uma meta, em geral, não fornece instruções aos funcionários sobre as etapas que devem ser seguidas. Um exemplo de meta construtiva é "aumentar o tempo de resposta às ligações de clientes em 30%" ou "reduzir as reclamações de clientes pela metade".

As metas não devem ser atreladas às vendas

Não assuma que os bônus serão atrelados ao aumento nas vendas ou até mesmo na lucratividade. Por exemplo, em um determinado ano pode ser mais importante para a empresa reduzir custos ou aumentar a visibilidade. Associe os prêmios às metas mais importantes, em vez das tradicionais.

Certifique-se que as metas dos funcionários sejam atingidas

Muitas pessoas tendem a definir metas muito alta. Metas inacessíveis resultam em frustração e falta de motivação entre os funcionários, portanto o seu trabalho é que fará com que as metas dos funcionários sejam realistas.

Seja perseverante

Não defina metas diferentes para funcionários que têm as mesmas responsabilidades. Isso não só tende a gerar ressentimentos, como pode trazer problemas legais relacionados a discriminação.

Monitore a duração do processo

É comum entre empresários o estabelecimento de metas anuais no início de cada ano. Outros podem optar por fazer isso antes de um período de alta produtividade ou em um evento anual com os funcionários da empresa. Tenha cautela ao definir tais metas e conduza as avaliações com base no ano civil, e não nas datas de vencimento de férias dos funcionários. Assim, será mais fácil fazer a comparação do desempenho de pessoas com atribuições semelhantes.

Evite a rivalidade

Incentive seus funcionários a combaterem a concorrência, e não uns aos outros. Evite competições como parte do estabelecimento de metas. Em vez disso, incentive-os a atingir um objetivo em um determinado período de tempo, recompensando-os quando bem-sucedidos. Ao utilizar esta estratégia, incentivará o compartilhamento de informações e a cooperação entre os funcionários.

Defina metas que promovam o comprometimento dos funcionários com o sucesso da empresa.

É possível que deseje calcular os incentivos financeiros com base nas metas gerais da empresa. Essa estratégia pode ser usada para incentivar o trabalho em equipe, além de deixar todos cientes de que estão envolvidos no processo contínuo de prosperidade e crescimento da empresa. Por exemplo, a Levi Strauss estabeleceu metas financeiras para o ano de 2001 e, caso todas elas fossem alcançadas, cada funcionário receberia um bônus no valor de todos os salários que recebeu durante o ano de 1996.

Direitos autorais e cópia; 1995-2016, American Express Company. Todos os direitos reservados.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.