Página Inicial  > Técnicas de Pesquisa de Mercado
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail

Outras traduções

Técnicas de Pesquisa de Mercado

Fornecido por Solutions Consultant   e BizMantra
A pesquisa de mercado pode fornecer informações importantes sobre os hábitos de compra, necessidades, preferências e opiniões dos clientes atuais e futuros. Existem muitas maneiras de realizar pesquisa de mercado, mas a maioria das empresas usam um ou mais de cinco métodos básicos:

1. Pesquisa
2. Grupos de Discussão
3. Entrevistas Pessoais
4. Observação
5. Teste de Campo

A natureza da informação necessária e a quantidade de dinheiro que você está disposto a gastar, determinariam quais técnicas você escolhe para sua empresa. 

1. Pesquisas

Usando questionários concisos e diretos, você pode analisar por amostragem um grupo que representa seu mercado-alvo. Quanto maior a amostra, mais confiáveis os resultados.

a. Pesquisas pessoais são entrevistas individuais. Elas permitem que você demonstre às pessoas amostras de produtos, embalagens ou anúncios e obtenha resposta imediata. Enquanto as Pesquisas pessoais geram índices de resposta superiores a 90%, são também mais caras.

b. Pesquisas por telefone são mais baratas que as pessoais, porém, são mais caras que as realizadas pelo correio. Entretanto, devido à resistência do consumidor ao telemarketing implacável, é muito difícil fazer com que as pessoas participem de pesquisas pelo telefone.

c. Pesquisas por correio são uma forma relativamente barata de atingir um grande público. São muito mais baratas que as pesquisas pessoais e por telefone, entretanto, geram índices de respostas de 3 a 15% apenas. Apesar do baixo retorno, as pesquisas por correio ainda são uma opção econômica para pequenas empresas.

d. Pesquisas online normalmente geram índices imprevisíveis e dados duvidosos porque você não tem controle sobre o grupo de entrevistados. Mas uma pesquisa online é uma maneira simples e barata de reunir evidência de depoimentos e obter opiniões dos clientes e preferências.

Voltar ao topo

2. Grupos de Discussão

Nos grupos de discussão, um moderador ou facilitador usa uma diretriz de discussão para liderar uma discussão entre um grupo de pessoas. Em geral, essas sessões são realizadas em locais neutros, usando técnicas de gravação em vídeo ou gravadores para gravar a sessão de discussão. Em geral, um grupo de discussão se reúne por uma ou duas horas e é constituído de pelo menos três grupos para equilibrar os resultados.

Voltar ao topo

3. Entrevistas Pessoais

Assim como nos grupos de discussão, uma entrevista pessoal inclui questões não estruturadas e abertas. Em geral, elas duram cerca de uma hora e são gravadas. Esses tipos de pesquisas fornecem informações mais subjetivas do que as pesquisas. Geralmente, os resultados não representam um grande segmento da população, mesmo assim fornecem percepção valiosa sobre as atitudes do cliente e são maneiras excelentes para descobrir problemas relacionados a novos produtos ou desenvolvimento de serviços.

Voltar ao topo

4. Observação

As respostas individuais às pesquisas e os grupos de discussão às vezes estão em desacordo com o comportamento real das pessoas. Observando os consumidores em ação através da gravação em lojas, no trabalho ou em casa, você pode observar seus comportamentos de compra reais. Isso fornece uma visão mais precisa dos hábitos de uso dos clientes e padrões de compras.

Voltar ao topo

5. Teste de Campo

Colocar um novo produto em lojas selecionadas para testar a resposta do cliente em condições de vendas na vida real pode ajudá-lo com informações relacionadas às modificações do produto, ajustes de preço ou melhoria na embalagem. Criar sintonia com os proprietários de lojas locais e sites da web pode ajudar os proprietários de pequenas empresas a testar seus produtos.

Voltar ao topo


Copyright © 2016, Solutions Consultant Pvt. Ltd. Todos os direitos reservados.
 Compartilhar  Versão para impressão  E-mail
Avaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas para classificar.